- click soul
- Posts
- não sabemos mais conversar?
não sabemos mais conversar?
sinceridade, conversas difíceis, enclothed cognition, aceitar migalhas and more
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Falando em sensações, Xodó, como você se sente ao falar 🗣️ com a pessoa que você está a fim? Consegue se abrir? Trava? Perdemos a habilidade de nos comunicar 🧐? Já que vocês amam o tema “amor“ 🧡, vou me aprofundar só nele dessa vez. Let’s get started.
Conversar alguns minutos com alguém pode ser mais produtivo do que pensar por horas.
já parou pra pensar
você sabe conversar com quem gosta?
Xodó, desde quando passamos a ter medo de conversar 🗣️? Normalizamos tanto o não falar, o guardar para gente e fazer joguinhos que esquecemos que nada se resolve se não nos abrirmos e trabalharmos a sinceridade 🫵 - infelizmente as pessoas não têm bola de cristal 🔮 (I wish).
O que nos levou a esse bololo de confusão que estamos colocados? Temos tanto a dizer, mas pouca coragem 😭. Julgamento? Cansaço? Na minha concepção, o ser humano esqueceu que não chegamos até aqui no silêncio: sempre fomos uma comunidade e não há uma que se sustente sem conversa 😮💨.
No amor, já começamos a relação com quem mais deveríamos confiar com dificuldade de nos abrir 🥹. O que essa decisão acarreta é uma sucessão de relacionamentos ruins por não alinharmos ideias e sentimentos.
🔵 Como seria mais fácil se já deixássemos claro o que queremos e não deixássemos para os 45s do segundo tempo ⚽️, não é?
por que temos medo de nos abrir?
Xodó, não me entenda mal, acho que temos direito de esperar mais tempo para abrir o jogo e nos preservar 💖. Mesmo sendo muito a favor da conversa, existem pessoas com as quais temos que nos atentar, ainda mais como mulheres 🤷♀️.
O que quero fazer você pensar aqui é se não se abrir está ajudando ou atrapalhando seus relacionamentos 💔. Eu chuto uma resposta, porém, quero que você se questione.
De onde surgiu essa dificuldade de falar 🗣️? Xodós, enxergo que uma das principais fontes é o medo do julgamento e do risco 😔. Sabe quando a situação está indo bem - por fora, porque no seu coraçãozinho tem alguma coisa entalada - e você tem medo de falar e estragar tudo 🙂↕️? Preferimos deixar como está ao perder o estado atual.

Contudo, cadê a coragem para os próximos passos 🚶♀️? Se queremos um parceiro(a) de vida, precisamos ter um espaço seguro para nos abrir e a liberdade para expor sonhos 💭, desejos 😊 e insatisfações 🥵 - e pode caber a você dar esse passo e construir o ambiente (já que, infelizmente, para os homens essa questão é um buraco bemmm fundo).
a péssima cultura dos joguinhos
Outro fator que nos levou a essa dificuldade nos abrir é que os relacionamentos saíram de um processo fluido para uma sucessão de passos que incluem jogar 🎯: ou seja, pensar numa estratégia para termos certeza que o outro está na palma da nossa mão 🖐️ para, aí sim, pensarmos em nos abrir.

Smells like covardia 😮💨, já que, nessa brincadeira toda, a chance de tudo ir por água abaixo ⬇️ é grande.
Lembra que conversamos sobre estarmos parecendo robôs 🤖, Xodó? Aprendemos a processualizar tudo na vida e seguir o passo A e B para chegar no C, e os relacionamentos também caíram nessa.
🔹 Se não for algo controlado e calculado, acabamos enfrentando o possível risco de nos machucar.
Tudo que não é planejado pode gerar mais riscos? Sim. Mas se tratando de relacionamentos, não temos um manual e teremos que arriscar mesmo 🤨. Desaprendemos a lidar com os efeitos negativos das nossas escolhas, porém, eles sempre irão existir 🤩, ainda mais quando procuramos construir uma troca profunda e duradoura com alguém.
Se apegue ao: o que deve ser será, e não tenha medo 😨. Quando a pessoa é a certa, uma conversa fortalece, não afugenta 🏃♂️.
Remember: quando as coisas não são faladas, elas não são uma pauta, portanto, não há solução e nem evolução 🤯.
te desafio a tentar se abrir, Xodó
Como pode caber a nós construir o espaço e nos encher de coragem para passar a sermos sinceras, como começar 🥳?
Quando fiquei solteira, Xodó, me desafiei a falar o que sentia e alinhar os pontos sempre que via que aquilo poderia ser algo a mais 😟. E, com toda a certeza, me poupou de me magoar e magoar outras pessoas 😀: mantive boas relações, aos moldes que ambos concordavam - caso esse seja um rompimento, preze sempre o seu bem-estar, ok?
Logo, caso você queira se desafiar a isso também, primeiro: escreva uma lista dos motivos que te afastam de conseguir falar 📋; caso tenha uma psico, converse com ela 🗣️; caso não, veja se consegue entender os tópicos com amigas ou até refletir sozinha 💬; e, se você sentir que tem algo preso aí, fale 🫵.
💔 Melhor perder uma relação por ter falado do que ver alguém ir embora pelo silêncio.
PS: se te acharem fora da curva por ser sincera demais 😇 (aqui é sinceridade boa, nada de sincericídio) e irem embora, ufa. Não duvide de você, a pessoa certa vai abraçar todas as suas variações, medos e desejos 💜.
para aquecer a cabeça: trend do momento
enclothed cognition
Sabia que as suas roupas podem mudar sua forma de pensar 💭?
Saindo um pouco das trends, conheci o conceito do enclothed cognition 👗 e, por amar moda e neurociência, não podia deixar passar.
@thistlebelle plz enjoy my fashion pseudoscience rant 🫶 and wear whatever you want!!! #enclothedcognition #margiela lol
Fui atrás de entender o tema e conheci o Dr. Adam D. Galinsky e Hajo Adam, especialistas no conceito e eles falaram: “a roupa influi como as outras pessoas nos percebem 👀, assim como pensamos sobre nós mesmos. (…) A roupa invade o corpo e o cérebro, colocando o usuário em um estado psicológico diferente”.
A teoria fala exatamente sobre isso: como somos reflexo do que os outros entendem sobre nós 🪞 - lembra que sempre digo que não existe eu sem o outro? - se a gente acertar na imagem que passamos, muito disso reflete na nossa autopercepção 🫵 - it's a cycle, baby.
E como isso nos afeta, Xodó? Pense no poder que temos nas mãos ao saber escolher o nosso look para as situações da vida ↔️: seja uma reunião de trabalho, um casamento, ou no nosso dia a dia. A forma como a gente se veste pode nos ajudar a atrair quem queremos quem e até quem nos rodeia 👯♀️ (as pessoas se unem por identificar características semelhantes entre si).
Então pensa comigo, você anda usando o seu armário a seu favor 👚?

em busca de respiros
roupas de academia, livros, corrida, podcast and more
Vocês sabem que amo roupas de academia 🏋️♀️ e essa semana conheci a Mayui: a qualidade e durabilidade são ótimas, e elas conseguem unir estilo com praticidade (which I loveeee);
Esse livro é um must na vida de todas nós: Como fazer amigos e influenciar pessoas 👯♀️. Se você quer um manual para suas relações pessoais, ele é perfeito!
Quer começar a correr, mas não sabe como 🏃♀️? Vem conhecer os Inimigos do Pace 🖤: sou parte do time e teremos vários eventos em abril - desde café com cachorrinhos a corridas com pós em bares;
E essa moça que associou nossa linguagem do amor com traumas 💔! Adorei entender por outra perspectiva e, após o vídeo dela, vi certa relação. Vou levar para a terapia 😮💨!
Conheci o Jacob Petry por recomendação de um motorista da Uber - olha como conversar com as pessoas nos ensina 💡 - e gostei desse podcast dele. É mais curtinho, nos faz pensar e refletir sobre outros pontos de vista (se você não é muito fã de religião, Xodó, já se prepare para ouvir um pouco disso nas falas dele).
pro tip
@psianaclararodrigues
Trouxe minha querida psicóloga para conversar com vocês sobre não viver de migalhas 🥐. A gente falou lá em cima sobre não nos abrirmos por medo de alterar o estado das coisas e sumir com aquele “conforto”, contudo, quanto custa essa não mudança 🪫?
A Ana sempre me questiona sobre quem sou eu e o que valorizo. E sabe quando a gente entende tudo isso? Ao se arriscar e sair de onde não estamos felizes 🥹. Só aprendemos a desenhar limites se colocamos o ato de fazê-lo em prática.
🔹A dor é maior a longo prazo ficando nesse lugar de insatisfação do que saindo dele agora, por mais que você leve tempo para ver isso - e tá tudo certo, cada uma processa as coisas no seu próprio ritmo.
Eu sei que o medo de desagradar pode ser grande, Xodó, mas pior é olhar para trás e ver que perdemos o nosso precioso tempo ⏳ perdidas em um caminho que já sabíamos do fim, só que insistimos na rota errada para não chegar lá e “perder” o que temos - mas como a gente pode perder algo se nem o temos complementamente 😮💨?
Logo, Xodó, pense com a gente: você anda aceitando o mínimo 🧐?
para lembrar: palavra da semana
Conversa 🗣️. Tenha conversas difíceis, fale o que sente e ache seu espaço seguro, Xodó.
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply