- click soul
- Posts
- nos tornamos planilhas do Excel?
nos tornamos planilhas do Excel?
tecnologia, relações humanas, trend do café, cafellow, estou perdida and more
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Você anda tensa 😰, Xodó? Tem carregado coisas que não são suas? Essa semana tomei uma bronca exatamente como essa: sou o tipo de pessoa que quer cumprir tudo e, caso algo saia do lugar, entro em pane 🤒. Pareço uma máquina que quer fazer tudo certinho demais.
O tema da semana é exatamente esse: nos tornamos robozinhas 🤖? Let’s get started.
O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.
já parou pra pensar
em que momento nos tornamos planilhas e deixamos de ser pessoas?
Como eu queria trazer esse tema por aqui! Desde o ano passado, quando comecei a news 🗞️, anotei essa ideia depois de ler Sapiens mas, só agora, senti que foi o momento de desenvolvê-la.
Estamos deixando de ser espontâneas 🧚♂️? P por p, e parece que nos acostumamos com uma espontaneidade que foi se tornando coluna A e coluna B 🗂️.
A verdade seja dita, Xodós: não seríamos nada sem a organização 👀 que temos no que se refere ao alfabeto 🔤, aos números 🔢, calendário 📆e outros diversos exemplos que desenvolvemos até chegarmos no Excel e na IA. De toda forma, será que usamos esses mecanismos a nosso favor, ou chegamos a um patamar de nos moldarmos para parecermos mais com eles 😮💨?

os seres humanos e a organização
Xodós, o que seria de nós sem a organização 🗂️? Esse tema é daqueles que temos uma realidade clara e devemos entender como nos adaptar a ela - isto é, não lutar contra o “inlutável”.
Os seres humanos sempre buscaram mecanismos para chegar a um patamar minimamente controlável de sociedade 👯♀️, já que apenas assim conseguimos crescer. O registro de informações, a criação de padrões de escrita e governos entram nisso, nos fazendo chegar até aqui.
E a escrita ✏️ foi crucial nisso - daí que surgiu a nossa forma de captar informações. Ao ler Sapiens, aprendi que ela mudou a forma dos seres humanos pensarem.
Para histórico: tudo remonta aos Sumérios, povo que habitava a Mesopotâmia por volta de 5.000 aC. Eles criaram o primeiro sistema de escrita de informações ℹ️, fazendo com o que o nosso poder de registro informacional se tornasse infinito ♾️ e duradouro - feito que só a nossa cabecinha não conseguiria.

A partir disso, surgiu a capacidade de aumentarmos as vendas 💸, registrar, criar contratos e catalogar produtos, dando um super boost na capacidade humana de comercialização - o que mudou a humanidade - e levou às grandes navegações 🚢, por exemplo.
🟦 Como nos tornamos dependentes de todo esse controle, passamos a pensar dentro dele para fazer acontecer - e entendam aqui enriquecer, multiplicar e sobreviver.
o impacto das tecnologias é mais profundo do que imaginamos
Xodó, você coloca o que precisa fazer em tópicos e ainda associa a números? 🔢 Por exemplo, vou correr 5km e tenho que fazer isso todo domingo, às 9 da manhã, no parque 🏃♀️? Se sim, você já está entendendo para onde estamos caminhando.
No livro, Harari fala que os computadores têm dificuldade de entender nossa forma de falar, sentir e sonhar 🤔.
Por isso, estamos nos ensinando a falar como as máquinas 🤖: raciocinamos em formato de números, nos organizamos em tabelas e dentro de formatações mais e mais próximas do algoritmo da tecnologia.
Outra informação que achei curiosa é que temos uma categoria de IA 💻 (aka, Inteligência Artificial - aqui, a entenda como os mecanismos que usamos para processar dados mais rapidamente) só baseada na nossa linguagem - a qual é uma das características nossas mais fácil de ser passada para a máquina, por ser clara e “tangível”. Isto é, Chat GPT, chatbots, Siri e Alexa entram todos aqui.
Estamos no caminho de humanizar com mais precisão esses mecanismos o que, inevitavelmente, nos transforma na hora de pensarmos e agirmos.
🤖 Temos máquinas aprendendo a falar e uma geração que não sabe viver sem tecnologia, ou seja, a sinergia é inevitável. Mas aqui, me pergunto: quem controla quem? 🧠 Estamos nos tornando mais próximos dela ou ela de nós?

perda da espontaneidade: onde vamos parar?
Na hora de comprarmos, preferimos, em muitos momentos, lidar com o auto caixa do que com o atendente 🗣️. Os amigos são virtuais e os conselhos para a solução de problemas são colocados no Chat GPT 🤖 (até a terapia rola por lá). Estamos nos acostumando em excesso com as máquinas?
Xodós, a sensação que tenho é: as tecnologias são exatas, resolvem tudo mais rápido e não nos julgam 🤨 - afinal, se eu escrever errado no Chat, por exemplo, ele não irá me corrigir. As relações humanas, por outro lado, são lentas, imprevisíveis, exigem manutenção e tempo ⏳.
Ser espontâneo é se permitir errar, cultivar, sentir e viver o processo, mesmo que nada ocorra como esperávamos. Estamos todas ficando avessas a isso 🧐, desenhando a nossa vida com base em metas, planilhadas, numeradas e que não permitem uma vírgula fora da linha, afinal, assim a fórmula não funciona 😭.
Por isso, Xodó, te desafio a retomar a espontaneidade e traçar uma meta no estilo humano 🙂↕️, e não da máquina - assim dizendo, com altos e baixos, mudanças e paradas e que, mesmo dessa forma, chega a um fim desejável.
🤩 Vamos tentar juntas?
para aquecer a cabeça: trend do momento
encontrei a minha antiga eu para um café
@luisa Eu encontrei minha versão mais nova para um café 🫶🏻
Xodós, o quanto eu me derreti com essa trend é brincadeira. São tantas meninas em processo de reflexão 💬, auto análise e perdão, se dando uma chance de perceber o quanto cresceram - acho que precisamos fazer isso com mais frequência - e notar o quanto ainda irão mudar.
Se eu chamasse a Leticia do passado para conversar ☕️, diria que ainda temos tanto a evoluir, mas que ela deveria ter se cobrado menos e aproveitado mais a escola e os amigos.
📖 Passava tanto tempo estudando e sei que, pela jornada que trilho hoje, poderia ter pegado mais leve. Falaria para ela que muitas dessas amizades mudaram, porém, certas delas são e serão para sempre as suas irmãs.
Diria que ela se encontrou em São Paulo, realizou o sonho de morar fora e não ama mais quem amava 💔. Contudo, está muito bem com isso. Que trabalha com escrita e criação de conteúdo 🎥 e gosta, no entanto, sabe que não é o único caminho que quer trilhar.
E vocês, Xodós, se desafiaram a fazer essa trend?
em busca de respiros
@cafellow
Vocês sabem que a querida aqui ama um café ☕️, e não passa um dia sem beber cafeína - apaixonada? Talvez. Por isso, quero apresentar a Cafellow pra vocês 💜.
Com a proposta de ser a sua daily dose of magic 🌟, posso dizer que elas atendem exatamente o que prometem: é prático, gostoso e tem gosto de café de verdade. Conheci a marca em um evento e, desde lá, é meu companheiro de escritório!
São 3 variações: o sensual 😮💨 (com maca peruana e gostinho de cereja - meu favorito); o criativo ✏️ (com baunilha e caramelo) e o determinado 🫡 (torrado tradicional). Se eu fosse vocês, daria uma chance para descobrir o seu fav.
E como a gente não vem de mãos vazias por aqui, temos cupom de 10% de desconto 😇 para vocês - cafesoul - (UHUUU):
Usem e abusem, Xodós. Garanto que vocês vão amar 💜! Your daily dose of magic.
me: momento eu
“Em que momento me perdi?” 😣
Let's talk sobre um tema duro, mas necessário. Todo mundo já se perdeu alguma vez ou ainda se sente perdido 🔍, o que é normal para a nossa fase dos 20 anos. Porém, Xodó, você já se perdeu por conta de outra pessoa?
Sai com uma amiga essa semana e ambas passaram por relacionamentos 💔 que nos levaram a um completo branco sobre quem somos. Precisei de 1️⃣ ano sozinha - and still counting - para me recompor, mas só depois de um tempo percebi o quanto me deixei para trás em prol desse namoro.
Na fase em que estamos, é comum nos questionarmos sobre quem somos e o que queremos da vida 🤨 (e já adiantando, raramente chegamos a repostas), porém, o que não muda são os seus valores - aquilo que faça chuva ou sol, te define. Quando você vive relações - de amizade, namoro, casamento, etc - que te fazem se afastar disso, o alerta deve ser ligado 🚨.

Estar em dúvida é diferente de se perder 😮💨. Um você tem a bagagem, porém, está em dúvida de qual caminho escolher. O outro, te deixa estático: não conseguimos saber o melhor para nós sem compreender quem somos, certo?
Por isso, Xodó, te convido a refletir com muito olhar crítico: hoje, tem alguma relação sua que faz você se esquecer 🤒? Quais são os pontos que te definem e o quão próxima você se encontra deles? Dessa vez, não vou dar dicas de como chegar lá, já que, confesso, que esse é um dos processos mais únicos que vivo atualmente.
Logo, te convido a se aprofundar em você 🫵 e, uma vez que se encontrar, não se deixe ir novamente. Ok?
para lembrar: palavra da semana
Espontaneidade 🌟. Para olhar para as questões da vida, para retomar relações e se achar!
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply