- click soul
- Posts
- já pensou na bondade hoje?
já pensou na bondade hoje?
bondade, trabalho voluntário, neurociência, focar no agora, dicas and more
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Segunda semana de dezembro e só sei pensar em: panetone 🍞, comida gostosa 😋 e família coladinha 🫂. Sou uma grande fã do natal 🎄, já que ele foi responsável por muitas das memórias positivas que tenho da minha infância.
Dentro desse clima natalino, vamos falar de bondade 💙? Qual foi a última vez que você escolheu tirar parte do seu precioso tempo em prol do outro 🫵? Te peguei né… Let 's ver o tema dessa semana!
You draw out of the world what you put into it. Want to attract reliable people? Be reliable. Want to attract trustworthy people? Be trustworthy. Want to attract welcoming people? Be welcoming. Want to attract exceptional people? Be exceptional.
já parou pra pensar
quando foi a última vez que a bondade fez parte do seu dia?
É, Xodós, comecei a news de hoje com um super questionamento 🧐, o qual confesso que me faço pouco 🤏. Qual foi a última vez que a bondade esteve presente nos seus dias 🌞? Aqui, me questiono sobre momentos em que, ativamente, escolhemos fazer o bem para o próximo, e não sobre gestos que são o básico da educação 🤨.

O dicionário de Oxford define bondade 💙 como “qualidade de quem tem alma nobre e generosa e é naturalmente inclinado a fazer o bem 👍”. Já eu, gosto de pensar que todos podemos ser esse alguém 🫵, isto é, não é uma característica inata a certas pessoas, e sim, todos podemos ser essa “alma nobre e generosa 👻”.
Remember: “O tempo ⌛️ que você leva para ser bondoso é o mesmo de ser alguém ruim”. Até agora só vi vantagens no bem 😚.
a raiz de tudo: precisamos do outro
Não 🙂↔️ espere encontrar neste espaço um local no qual reafirmo o discurso dos Tiktok coaches sobre “não precisamos do outro para viver 🤦♀️”, sou completamente contra essa ideia. O cerne de grande parte dos nossos papos está sempre no eu e no outro 🫂, então nunca vou deixar de avaliar essa relação.
Logo, precisamos do nosso querido amigo 🙆♀️/ amores ❤️/ família 💛 para estarmos aqui. No comecinho de tudo, construímos comunidades para nos fortalecer como espécie, então as trocas, cuidados, ajudas e alianças foram a fonte de chegarmos aqui 🫷.

Além de toda a questão evolutiva, quero ver outra teoria 💡 com vocês que explica tudo com ainda mais força:
Six-factor Model of Psychological Well-being - Modelo dos 6️⃣ Fatores Psicológicos do Bem-Estar.
Dr Carol Diane é uma psico americana 🇺🇸 que é especializada em bem-estar 🧘♀️. Nessa teoria, temos 6 pilares que são responsáveis pela nossa felicidade 😁, mas aqui quero explorar o que chamam de fator 5️⃣, as relações positivas com outros 🫂, sejam próximos a nós ou não.
Ela afirma que, para sermos felizes 😄, precisamos ter relacionamentos recíprocos, empáticos, com afeto e diversos no quesito de intimidade. Ou seja, Xodós, ter bons relacionamentos 🫂 é fundamental para mantermos um estado de felicidade mais linear em nossas vidas, e esses são conquistados através do cuidado e da troca 🛟.
Dentro de ambos os gestos, há a bondade 💙: aprendemos que ser generoso com o outro leva a boas impressões 👀, o que nos torna pessoas mais magnéticas 🧲 (é amigas, ser bondosa aumenta a sua gostosa energy) e cria laços duradouros.
Imagem retirada do Google.
os efeitos neurológicos da bondade
Se eu não te convenci com a teoria de cima 💡 - ou se você gosta de ter várias fontes para entender melhor - vamos falar de neurociência 🧠. Por trás de cada atitude bondosa 💙, temos a liberação de duas substâncias que provavelmente vocês já ouviram falar: a ocitocina 👯 e a dopamina 💜.

Ocitocina 👯 é um hormônio produzido pelo hipotálamo, dentro da sua cabecinha 🤯, e é responsável pelo sentimento de conexão 🫂 que criamos com o outro.
Já a dopamina é um neurotransmissor 📨, isto é, um mensageiro dentro do seu corpo e, nesse caso, carrega a mensagem do prazer e satisfação 💜 - dentro da bondade, os estudiosos chamam esses fenômenos de “helper's high”: uma vez liberados, queremos fazer mais e mais ➕.
Nosso hipotálamo. Imagem retirada do Google.
Então pensa comigo: quando escolhemos ter atitudes bondosas 💙, automaticamente geramos efeitos positivos 👍 em nós - intensificando as nossas conexões, ampliando nossa capacidade de confiar e prazer - e podemos mudar o dia, e até a vida, do outro. É um ganha-ganha gigantesco 👯!
o trabalho voluntário como fonte de aprendizado
Dentre os diversos métodos para se estimular a bondade com o outro Xodó, quero olhar com carinho para o trabalho voluntário 🇺🇳.
As pessoas se comparam muito entre si 😢, e costumamos nos colocar para baixo nesse processo. Quando entendemos a premissa de “faça para os outros o que quer que façam para você 🫵”, passamos a ver mais amor no outro 🧡, que nos devolve o mesmo e enfraquece o ciclo de comparação: o outro nos enxerga 👁️ tanto quanto o enxergamos, o que fortalece o nosso entendimento de nós (se ele escolheu ser bom comigo, eu mereço isso!).
Entendendo que essa troca é de grande valor 🫂, trouxe aqui a Lau, responsável pelo projeto Amor Para Recomeçar ❤️, para falar sobre esse trabalho lindo e os efeitos que ele traz para ela (antes, para entender mais sobre o projeto, já leu a última news da click cool?).
Oi pessoal, eu sou a Lau, e vim contar para vocês mais sobre esse projeto que tenho tanto carinho 🥰. Ele surgiu depois de uma viagem de 7️⃣ dias que fiz com duas amigas para o interior, com o intuito de voluntariar. Depois de viver esse momento, eu e minhas sócias sentimos a necessidade de continuar com esse ciclo de boas ações 💙: começamos em um grupo pequeno e hoje já atuamos em várias comunidades, apoiando famílias e crianças 🧒.
Voluntariar é uma grande responsabilidade 🫡, são diversas variáveis envolvidas, e nossos voluntários são o grande motor do projeto 🛥️.
Desde pequena 🧒 gostei de voluntariar. Para mim, é uma sensação terapêutica, uma troca de gratidões 💙. Os problemas que vemos - como falta de alimentos 🍕, apoio 🫂 e recurso 💸 - abrem os nossos olhos para entendermos que os que enfrentamos são pequenos demais perto do que há em outros ambientes.
Não sabemos quanta diferença podemos fazer na vida das pessoas com pequenas atitudes 🎗️. Escutar que entregamos o “melhor dia da vida de alguém 🌞” é muito forte, e só sentimos o verdadeiro impacto ao tentarmos apoiar 🤝. O projeto nasceu assim, aos poucos, e hoje ganha dimensões que deixariam a Lau mais nova 🧒 orgulhosa.
para aquecer a cabeça: trend do momento
não me tirem dali/ estou onde quero estar
@lettcastro_ em qualquer oportunidade
O que notei dessa trend foi: nos abriu espaço para falarmos de assuntos que estão nos nossos sonhos 💤. Seja um homem/mulher 👩, emprego 💼, família 👯 ou carreira 💸, nós meninas estamos colocando para fora tudo o que está no nosso coração ♥️, e acho que mais que merecemos.
Em muitos momentos esquecemos do direito de desejar 🧐: podemos almejar uma boa casa 🏠, uma família 🫂 e um namorado(a) decente. Acabamos num fluxo tão complexo do dia-a-dia que nos escapa certos sonhos 💭.
E mais que isso, essa trend me fez lembrar que ainda posso ser uma girl boss 💼 e sonhar com uma casa 🏠 e família 👯: eu, Leticia, tenho certa dificuldade em conciliar a ideia de carreira com família, e ter contato com os vídeos de outras meninas me fez pensar “acho que, um dia, posso querer casar e ter filhos também 🤨”, isto é, me tirou o foco só da carreira - que é o momento que me encontro hoje em dia.
Então, parei para pensar que:
Às vezes, precisamos de grandes movimentos 🌀 acontecendo para nos lembrarem que existem outros sonhos 💭 dentro de nós. Somos um emaranhado de sonhos!
em busca de respiros
Conheci essa loja de velas 🕯️ no bazar do Amor para Recomeçar e me apaixonei. O cheiro de torta de maçã 🍎 foi meu favorito.
Vela Aná. Imagem: Instagram.
Roupinha fit 🏃♀️? Por aqui temos! Esse fim de semana comprei um top da Paramatma Store 👙 e amei.
Dica de livro da semana 📕: Não pise no meu vazio, da Ana Suy. Fala sobre o tema do “pro tip” da news passada.
Descobri o Podcast “Colo de Amiga 🫂” essa semana e me senti exatamente como o título: abraçada por uma irmã mais velha 🥰.
me: momento eu
“sempre vivo presa no que vai acontecer 🔮 e esqueço do agora 🫵”.
No momento eu - e nosso - dessa semana, o questionamento não poderia ser mais sensível para mim: sou daquelas que já vive o amanhã antes dele chegar 🫥, e vivo ele principalmente na minha cabeça 👧. Me desespero com o que nem aconteceu, e pode nem acontecer, e esqueço do que está piscando 🚨 bem na minha frente.
Para mim, existem alguns motivos que nos levam a embar nesse ciclo de viver o futuro 🔮, sendo que ainda nem o temos (literalmente, a única coisa que temos é o agora: o passado está nas memórias, e o futuro, fora do nosso controle).
Somos estimuladas a sempre estarmos na defensiva 🥷, pensando lá na frente e mapeando diversos cenários possíveis para as nossas decisões 💬. Das mulheres se espera soluções rápidas, efetivas e bem feitas, e isso nos prende ⛓️ no modo de fazer do que nem fizemos ainda.
A dificuldade de entendermos que o futuro é efeito do agora 🫵, então se não cuidarmos desse momento, o futuro que a gente tanto planeja não vai chegar 🥲.
Já que a grande maioria das coisas que planejamos depende da nossa força de vontade no agora 🔋, preferimos abraçar os efeitos positivos do futuro do que a dor de realizar do agora 🫵 (quero ficar gatcha 😻 para o ano novo? O esforço vem de antes e dói agora, então me abraço ao sonho do que posso vir a ser).
Não estarmos satisfeitas com quem somos agora e sonharmos com a eu do futuro versão premium 👩 - a gente visualiza e fica por lá, onde a realidade é diferente dessa que queremos escapar.
Temos medo 😨 do agora - onde os problemas reais estão estampados 🚨 na nossa frente e precisam ser resolvidos - do que de um futuro que sempre imaginamos uma versão “mundo cor de rosa”.
Eu poderia listar diversos “porquês” desses nossos medos, Xodós, mas a verdade é que essa questão atinge cada uma de uma forma 🤝: todas temos os nossos motivos para querer escapar de onde estamos. Seja sair do país 🌎, começar terapia ou fazer dívidas no cartão 💳, cada uma tem uma forma de chegar nesse espaço de conforto.

Como dica para superarmos esse tópico tão incômodo 😡, ainda estou descobrindo o melhor caminho 🛤️. Porém, creio que a fonte para começarmos a ver tudo diferente está em relaxar e se conhecer.
Deixar que o universo cuide do que você não vê 🪐, enquanto você faz a sua parte no agora 🫵 (lembram que eu sempre falo de deixar um espacinho para o universo atuar a seu favor⁉️). Além disso, confiar em você mesma é crucial 👩 : saber que, independentemente do que aconteça, a sua eu do futuro será capaz de resolver a situação ☮️. Ela será mais madura e preparada para lidar com problemas que a sua eu do agora não absorveria tão bem (I hope so!)
para lembrar: palavra da semana
Bondade 💙, com você e com os outros. Já tirou 1️⃣ minuto do seu dia para ajudar alguém?
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply