- click soul
- Posts
- você sob o olhar do outro
você sob o olhar do outro
compreensão, olhares, o outro, psicanálise, evento de corrida, dicas and more
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Vocês acreditam em inferno astral 😰? Meu aniversário é em alguns dias (af amo ser aquariana ♒️) e confesso que passei 2 semanas muito intensas e sensíveis - fiquei até chorona 🥲, o que para mim é um milagre.
É muito curioso analisar as minhas diferentes fases, e me assistir, como uma terceira pessoa. Já tentaram fazer isso? Você acaba descobrindo muito sobre você mesma 😇!
Xodós, falando em terceira pessoa, como você se enxerga 👀? Como o outro te vê? Já parou para pensar que existem várias versões sobre nós por aí? Let 's get started.
É incômodo ser dois: eu para mim e eu para os outros.
já parou pra pensar
você sob o olhar do outro: o quanto isso te arrepia?
Esse tema foi sugestão da querida Bru da click fit 🏋️♀️, e quando ela me mandou essa ideia, penei em conseguir organizar, da melhor maneira, o que acho dele para vocês.
O princípio de tudo está em lembrarmos que somos pedacinhos de todos que passaram por nós durante a vida 😆, assim como participamos da formação das mais diversas pessoas que já cruzaram com a gente.

Nisso, existe beleza 🙌 e temor 🫢, já que - pelo menos eu acho - é muito bonito imaginar que podemos ter um papel na vida do outro, contudo, não podemos controlar esse papel que temos completamente 🤨.
Ou seja, cada uma de vocês podem conhecer e ter uma visão da Leticia diferente, e sei que essa ideia é assustadora 🤯.
Como eu faço todas vocês me verem da mesma forma? Tem como eu controlar a minha imagem? 🤳
existem várias versões de nós na mente dos outros
Xodós, queria muito trazer uma solução para escaparmos disso, e dizer que temos que ser 100% nós mesmas em qualquer situação, mas eu estaria sendo ingênua 👼 em achar que isso é possível (não me entenda mal, prometo que você vai entender o motivo).
Existem espectros: espaços, pessoas e momentos em que podemos estar na ponta de sermos quem de fato somos 🫵, sem impedimentos, e lugares que exigem outra postura de nós ↔️.
Primeiramente, cada um tem uma lente 🔎 para entender o outro no mundo, e isso é incontrolável. Podemos sempre buscar ter atitudes positivas, contudo, alguns podem nos entender como “bondosas demais” e outras admirarem a postura. Logo, quero partir para essa discussão com isso muito bem definido entre nós, ok?
Segundo, os ambientes nos moldam 🪞. Somos uma no trabalho, uma numa balada, num espaço público, com pessoas conhecidas ou melhores amigas. É inegável que sempre nos adaptamos a esses locais e que, dificilmente, podemos deixar claras todas as frentes da nossa personalidade ali 👉.
Um exemplo que pode nos ajudar a clarear é quando somos novos em uma escola ou faculdade 📖.
Nesse local, faremos uma leitura de ambiente e, possivelmente, buscaremos internalizar determinados elementos para conseguirmos ser menos estranhos àquelas pessoas e, por consequência, facilitar a aceitação 💙. Quando entrei na ESPM, busquei comprar uma Longchamp, já que era algo que todas as meninas usavam.
Muitas vezes, nos adaptamos aos pequenos elementos, e não de fato nos tornamos outras pessoas, entendem?
O problemão está em criarmos diversos alter egos 🧐 - isto é - personalidades muito diferentes - para cada espaço que vivemos, e não em buscar pequenas mudanças na tentativa de pertencermos.
🥸 Os seres humanos precisam pertencer e contra isso não conseguimos lutar.
@wisdoomer Maybe being undefinable is the most human thing you have #creatorsearchinsights #philosophy #quote #paradox #hopecore #radio #host #aesthe... See more
não existimos sem o entendimento do outro sobre nós
Let 's talk psicanálise. Vamos voltar ao Freud - pai da psicanálise - para olharmos a parte científica de tudo isso. Para ele, esse fenômeno começa quando somos babies 👶, já que os nossos pais colocam tudo em nós - nome, sonhos e investimentos - e passamos a entender a nossa personalidade pelo que eles dizem 🗣️ (por isso várias mamães reafirmam em excesso o valor dos seus filhos nessa fase da vida).
Portanto, o nosso primeiro entendimento de nós mesmos vem dos outros 👉: a definição do “eu” do nosso subconsciente - aquela parte do cérebro 🧠 que não conhecemos tão bem - é estabelecida pelos nossos cuidadores.
🟦 Isto é, eu entendo que sou alguém porque eles estão me falando e, caso ninguém me falasse nada, dificilmente eu entenderia que sou alguém (essa é a ideia do Freud).
A nossa segunda compreensão vem quando passamos a conhecer novas pessoas 👯 e perceber que nem todas elas me acham tão espetacular assim como os nossos pais - e vem o primeiro choque de auto reflexão - é aí que começamos a nos moldar sozinhas.
Logo, percebem que a todo momento é a definição de nós a partir do outro que reina 👑? Nós seres humanos não vingamos - como pessoas e como seres pensantes - sem a influência do outro.
👼 O baby sem um cuidador não sobrevive, e nós não conseguimos criar situações para nos entendermos sem a presença de uma outra pessoa para nos apoiar.

e a ansiedade nisso: já que não consigo controlar esses olhares, como posso agir?
Yes, Xodós, chegamos à parte de dicas e problemáticas. Já entendemos que não conseguimos fugir e nem controlar as diferentes versões - somos pedacinhos do outro -, e que a autenticidade tem um pouco de complementaridade com as pessoas 😆.
Quais são as problemáticas e como encará-las? 🥹
Os problemas que acho válido apontar são:
😟 Quando nos moldamos demais para tudo e todos, já que temos medo do que vão achar do nosso verdadeiro eu: Xodó, eu sei que as relações podem assustar, porém, criar várias de você não vai reduzir o temor 🫢 - pode até parecer que está tudo bem para os outros, mas eu duvido que a sua cabecinha esteja em paz. Vamos trabalhar a nossa autoconfiança? That's the main point.
🤩 Superexposição: sabe quando postamos demais em busca de criar uma imagem na cabeça das pessoas - seja ela “sou bem sucedida” ou “sou só feliz” - e, no fim, em situações que temos que só ser a gente, travamos? Isso é porque estamos colocando na mão 🖐️ dos outros e do que eles gostam a capacidade de nos definir.
Vamos lá: por mais que os outros tenham poder sobre quem somos, há limite nele. Eu preciso me entender como pessoa sem a presença do outro, para que essa intervenção não se exceda, e eu faça as coisas por desejar aquilo.
🩵 Remember: você precisa ser e viver por você.
@pietrabreyer Quem sou eu? Posso ser mais de 1? #psicologia
Falando de dicas - que eu sei que vocês amam - temos:
Tirar espaço para você se entender 🥰: valorize os momentos de introspecção;
Quais são os seus valores, Xodós? O que é inegociável para você e o que você consegue flexibilizar para se encaixar em determinadas situações? ⛓️💥
🗣️ Honestidade e aprender a nos comunicar: saber dizer quem somos aos outros nos ajuda a aproximar a visão deles daquilo que nós entendemos como o nosso eu;
🪞Não nos moldar em excesso: se você está tendo que se moldar - e acaba se esquecendo - naquele espaço, ele não é um espaço seguro para você;
🧐 Será sempre uma dúvida: mas quando você se entende, você entra em paz com essas várias versões que existem suas por aí - você tem a sua verdade, mesmo que a do outro exista.
para aquecer a cabeça: trend do momento
o poder da autoconfiança
@marinafbraganca Pensamento do dia: faça o que você quer fazer, seja fiel a si mesmo & seja gentil!!! 💛 #pensamentos #autoconhecimento #autoconfianca
Ando vendo muitos vídeos pela minha rede social favorita (Tico e Teco) sobre o poder da nossa autoconfiança e de investirmos em nós mesmas, e não poderia concordar mais ♥️.
Xodós, podem tirar tudo da gente, podermos estar magoadas, sozinhas ou ralando no trabalho, mas o cuidado que temos conosco e os conhecimentos que a gente adquire são para sempre nossos 🫵.
Por isso, quando estiver na dúvida sobre o que fazer, invista em você mesma.
🤩 Estaremos para sempre com nós mesmas. Então invista na sua maior companheira!
Uma diquinha que eu amo é ter um dia na semana para sempre se cuidar em excesso: o meu é sábado ou domingo 🛀.
A cada 15 dias eu faço banho de lua, faço minhas unhas toda semana e procuro fazer yoga para alinhar a cabeça 🧘. São coisas pequenas, porém, fazem eu começar a semana me gostando muito mais - o que me deixa mais confiante para o que der e vier.
em busca de respiros
corrida com doguinhos 🐶: Inimigos do Pace
Nosso quadro dessa semana vai ser reservado ao nosso parceiro da news, o @inimigosdopaceoficial.
Os Inimigos do Pace são um coletivo de corrida 🏃♀️, que tem como objetivo unir as pessoas em prol de um esporte que seja inclusivo e respeite os limites de todos. E temos uma super novidade!!!
No dia 09/02, às 7h30, vai rolar uma corrida deles em parceria com a cafeteria Zé Latte ☕️, com o intuito de arrecadar fundos para animais que merecem uma nova chance.
Como funciona:
🕢 A gente se reúne às 7h30, e a largada é às 8h20, no Zé Latte, do Itaim;
🏃♀️ São 3 pelotões - grupos - de corrida: um 3km iniciante, um de 5km intermediário e outro para os papais de pet correrem com os seus pets;
🥤 Algumas marcas parcerias serão: Push & Pull, Nude, Mombora, Mamba, dentre outras. Todo o recurso arrecadado será convertido para a ONG Desabandone, que cuida de doguinhos abandonados;
📸 Vendas pelo link da bio do insta deles! As vagas são limitadas;
🐶 O pós? Café da manhã no Zé Latte!
Quero ver todas vocês lá. Vou comemorar meu aniversário nesse evento também, então amarei ter meus Xodós por lá comigo.
me: momento eu
“Sempre quero ajudar as pessoas problemáticas” 😭
Ah, a síndrome de Madre Tereza 🙏 que algumas de nós temos - eu inclusa. Sou fã de ajudar, e até me doar em excesso pelas pessoas, o que acaba por deixar a minha vida bagunçada.
Começamos a querer buscar soluções para a vida dos outros, e acabamos por tornar problemas que são delas, nossos 🧐. Auxiliar as pessoas é parte da vida e da nossa existência: gentileza gera gentileza.
🟦 Mas o quanto não estamos nos distraindo com os problemas dos outros e esquecendo de cuidar dos nossos?
Xodós, vamos sempre ter em mente o limite de ajudar ⏳: se aquilo está tomando mais tempo do seu do que deveria, está na hora de sentar e rever.

💙 E como abordar a pessoa para dizer que está demais? Conversas difíceis, Xodós.
É a hora de colocar a nossa comunicação em jogo 🗣️ e explicar que não deixaremos de ajudar, mas que faz parte do processo da pessoa refletir em cima do problema e tomar a frente para resolver - afinal, ela precisa disso para crescer. As dicas devem ser pontuais, e não inteiramente pensadas e decididas por vocês, ok?
para lembrar: palavra da semana
Autoconfiança 🫵. Ela é a chave para mostrarmos mais de nós para esse mundão!
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply