• click soul
  • Posts
  • to your 2025: prática e hábitos

to your 2025: prática e hábitos

hábitos, foco, prática, bronzeado, dicas, tendências para 2025 and more

fyw (for your week)

Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações. 

E voltaaamos. Voltamos com tudo - agora com muitos planos para esse ano de 2025, que sinto que será de muitas realizações . Sabe aquela sensação de dificuldade de pegar no tranco? 😖 Estou passando por ela agora: após a viagem de ano novo e uma gripona, escrever nunca pareceu tão complicado. Engraçado como, mesmo amando muito uma coisa, ela pode se tornar difícil em algum momento da jornada 🛤️ - e geralmente isso ocorre depois de rupturas.

Sem mais enrolação, esse tema é para dar um start no nosso ano: o que você anda praticando? Let’s para a nossa primeira news de 2025 🗓️.

You get better at what you practice. Everything is practice.

James Clear

já parou pra pensar

o que você está praticando?

Se você achou que eu estava enchendo linguiça no começo da news, prometo que tudo se conecta 🙏. Percebeu que eu pontuei que o processo de construir esse texto foi complicado 😥, já que eu estava doente e cansada, mas que, mesmo assim, ele saiu da minha cachola para os meus Xodós? Ou seja: eu o produzi e executei, por mais complexo que tenha sido nesse momento de zero energia 🪫.

Sad Family Time GIF by Lifetime

O que quero questionar vocês é: em que você anda depositando a sua energia 🔋? Mesmo diante do cansaço, você cede para o que parece mais fácil

Isto é: quando existem várias opções na sua frente, qual é o caminho que você escolhe?

Acabamos de virar um ciclo que acho que esses momentos nos deixam mais introspectivas 🧘‍♀️ para podermos ajustar aquilo que não nos agrada - sim, podemos estar insatisfeitas e querer mudar. Porém, não basta querer, Xodó, é necessário executar 🙅‍♀️. E é aí que o bicho pega.

taaantos estímulos: como ser mais disciplinada?

Sempre escutei que sou muito disciplinada 🎯, e acho que nasci com isso em mim: para a Leticia, existem certas coisas que têm que ser feitas, e ponto. Trabalhar 💼, treinar 💪, escrever a news ✍️ e me cuidar ❤️ ocorrem estando cansada ou não. 

O que analiso dessa minha característica é que ela se mantém firme pois eu sempre a coloco em prática 🏃‍♀️, não porque sou anormal.

Esse sentimento de “querer fazer” está presente em tantas situações que, quando ele não está, fazer parece automático 🫡.

Philadelphia 76Ers Basketball GIF

Significa que não escorrego e deixo de fazer o que preciso? Calma lá, Xodó, a pessoa que aqui escreve é gente e vacila em diversas situações 🤪. I’m also just a girl. Muitas vezes, passar o dia no TikTok 📱, me acabar nos doces 🍫, comprar sem pensar 💭 parece muito mais atrativo do que me manter focada. E por que isso acontece?

Nosso cérebro 🧠 ama o fácil.

Let’s talk neurociência: nossa cabecinha ama o que é fácil 🫵. Sabe aquele livro famoso chamado “Hábitos Atômicos” ⚛️? Ele ensina exatamente como escapar desses ganchos que o nosso cérebro acha no que está bem na nossa frente, nos impedindo de alcançar o que está mais longe, já que parece difícil demais (por exemplo, o truque de separar a roupa do treino um dia antes 🩱, ou até dormir com ela, pode evitar que você fure o seu momento de ficar gostosa segundo o autor).

Gostamos do que exige pouco esforço pois, evolutivamente, temos que usar nossas reservas energéticas para correr do tigrinho 🐯 (do animal e do jogo ok?). Hoje, não lidamos mais com animais selvagens à nossa volta e, por isso, o leão 🦁 se tornou tudo aquilo too far away - seja a academia 🏋️‍♀️, a dieta 🥗, o parar de consumir 💵 ou o detox do celular 📲.  Por isso, Xodó, é tão complicado criar disciplina em coisas que não são fáceis. 

Exige mais do que só querer: é quebrar essa barreira por um determinado tempo ⏳ - há hábitos que levam de 30 a 90 dias para se consolidarem - e se manter constante nisso.

Por isso, Xodós, se você deu o primeiro passo 🦶, dê o segundo, terceiro, e assim vai: dar só um não te leva a lugar nenhum 🤨. Deixo um vídeo da Giulia, que acompanho no TikTok e AMO os conteúdos dela, sobre o tema:

@giuliaporro

meio papo de coach mas vai ai 5 pensamentos que eu tenho sobre disciplina, rotina, metas, saúde etc

porque devemos escolher com carinho onde depositar o nosso foco?

Nossa energia é limitada 🔋 - sabe quando você acha que vai dar conta da sua agenda lotada 📆 e no fim do dia não deu conta nem de metade? Welcome to reality: dificilmente damos conta de tudo (eu sofro, não sei vocês 😢). Logo, Xodó, escolha onde você vai depositar a sua prática.

No fim, o autocontrole é a chave 🔑.

Imagine que temos uma bateria igual a do celular 📲: durante o dia, você escolhe deixar o TikTok aberto 80% do tempo, ao ponto de consumir 60% da sua energia 🪫. Você ainda tem os 40% restantes, mas precisa cozinhar, treinar, trabalhar e ler. Acho que você notou que a conta não fecha ☹️. Logo, Xodó, por mais que passar o tempo no TikTok  gere prazer imediato, use o seu autocontrole para afastar o telefone e ter mais energia para outras tarefas.

É ter cuidado com você 🫵: ninguém merece ter que tocar um monte de coisa estando cansada

Cat GIF

Outro ponto que queria destacar é: eu sei que você queria fazer tudo 😊 - treinar, correr, yoga, patins, pintar, cuidar da casa, meditar and so on. Mas a dica que tenho para o seu 2025 é: escolha suas batalhas 💂‍♀️. Comece com um e, depois de conseguir que esse um faça parte do seu dia a dia, inclua o dois. Nada de atropelar a construção 🚧, hein. 

Lembre-se; existem pessoas que gastam energia jogando hate nos outros 😡.

Escolha ser a pessoa que gasta energia em TE fazer bem 🫵. Pratique bons hábitos para que eles se tornem parte de quem você é.

para aquecer a cabeça: trend do momento

bronze perfeito

Xodós, a trend da semana não é bem uma trend, mas é um tipo de vídeo que sempre volta no verão: a obsessão pelo bronzeado perfeito 🤩.

@marinachrist

Mais alguém? 😁😁 #sol #ferias #praia #foryoupage❤️❤️

Don’t get me wrong: eu amo me bronzear ☀️ e me acho muito mais bonita pós bronze. Porém, você tá buscando isso de forma saudável? Questiono isso porque eu, muitas vezes, erro na dose e fico parecendo um camarão 🦐. Então, aqui vai algumas dicas que uso - contexto de pele: sou branca, com sardas e tenho dificuldade em pegar cor:

  1. Bronzeador laranja da ISDIN 🍑: se tem algo que não largo desde o verão do ano passado é esse deuso. Protege e bronzeia na medida certa (ps: repassar depois de entrar no mar 🌊 e piscina 🏊)

  2. Betacaroteno 🥕: seja por meio de cenouras ou tan soon, consuma-os e a sua cor vai durar muito mais - cenoura é minha melhor amiga.

  3. Vai pegar sol nos horários de pico do UV, se cuida 😎! Nada de torrar sem protetor ou com óleo de coco 🥥 - vi até gente passando refrigerante 🥤 (gente que surto). Se proteja nem que seja com um bronzeador mais leve (os efeitos vêm quando ficamos mais velhas viu). Não é porque é tendência torrar que é 100% positivo, ok?

Happy Animation GIF by Mia Page

em busca de respiros - tips from me para o seu 2025

Já que estamos falando de prática 🏃‍♀️, quis deixar uma listinha de coisas que faço que me ajudam muito a me afastar das redes sociais 📱, comer certinho 🥗 e criar hábitos que me fazem bem.

  1. Livro Hábitos Atômicos ⚛️: para você que tem dificuldade em estabelecer hábitos, esse livro dá dicas básicas que precisam ser ditas. Vale a pena ler pelo menos uma vez;

  2. Tempo de uso dos apps 💻: bloquear depois de passar X tempo nele. Essa dica me ajuda muitoooo - coloco em todas as minhas redes um block nos apps depois de 15 minutos de uso ⏳. Se quero desbloquear, posso e consigo continuar usando, mas isso me deixa em alerta para um possível exagero (para usuários da maçã 🍎 - vá em tempo de uso -> limites de apps. Para android 🤖 -> bem-estar digital e controle da família);

  3. Me forçar a fazer as coisas 🤪: eu me forço a ir treinar, por exemplo, mesmo não querendo e busco alternativas para tornar o que preciso fazer menos chato. Seja através de docinhos pós treino 💪 (amo Haoma, Luckau, dentre outros) ou cafés superfaturados ☕️, tento tornar a experiência menos sofrida;

  4. Olhe para você, Xodó 🫵: o que é importante para você não deve ser deixado de lado. Encaixe um tempinho na sua rotina para fazer o que você ama - a disciplina pode ser construída em coisas prazerosas também.

Espero que tenha ajudado e, qualquer dúvida, me manda uma mensagem no Insta da click soul 🙂

Seguindo o exemplo das outras clicks maravilhosas (a fit e a cool), quis falar de tendências para o nosso ano de 2025 📆. Grande parte das que vou analisar aqui são aplicadas ao consumo 💵, mas conseguimos olhar para elas com um toque de psicologia e comportamentos. A base vai ser o relatório de consumo da WGSN e seus desdobramentos. 

Além disso, Xodós, ao final de cada estudo, vou propor um desafio para nós e, no final desse mês, vocês me contam se cumpriram ou não, fechado?

How I Met Your Mother Yes GIF by HULU

Os perfis para os consumidores do ano são esperançosos ⭐️ (buscam uma vida mais simples), autônomos 😮 (estabelecem os próprios valores), imparciais 🫥 (preocupados com a desinformação) e sinérgicos 🌍 (querem um mundo melhor para todos).

Esses vão ser os pilares para entendermos a cabecinha das pessoas dentro dos comportamentos.

Falando deles, o primeiro que quero pontuar é o fim do consumo romantizado 💵💙. Como disse a click fit 🏋️‍♀️ na news de segunda (confira aqui), a gente vai se mimar menos. Isso se dá por diversos motivos: mudanças climáticas ☀️, temor do futuro 🔮, aumento da consciência 💭, busca por uma vida simples e assim vai.

O que eu gostaria de deixar para vocês aqui é: acho que estamos percebendo que nos mimar não soluciona a sensação de vazio dentro de nós 🫵, então nos cabe buscar outros caminhos para nos curar.

Para os consumidores esperançosos ⭐️, investir em terapia e hobbies dessa natureza é a chave 🔐 (em 2021, esse mercado valia US$ 44,1 bilhões, com previsão de chegar a US$74.5bi em 2031). 

Desafio: vamos nos mimar menos com comprinhas e tentar achar outros caminhos para nos preencher? To com vocês nessa hein.

O segundo que quero avaliar com vocês é a economia da Aura 👻. Estamos em busca de nos conectar com a nossa pessoinha interior e, como quando há dor há oportunidade, serviços e produtos que visem isso tendem a crescer.

Além disso, o hiper cansaço 😴 é um sintoma que todos nós temos sentido (can relate) e, para fugirmos, não vamos mais olhar para comprinhas 💵, e sim buscaremos serviços que nos conectem conosco de alguma forma - podem surgir experiências voltadas para o místico 🧙‍♂️, por exemplo. Aqui, o que noto é a mesma ideia trazida antes, Xodós: estamos descobrindo que a felicidade vem de dentro da gente 🫵, e não do externo.

Desafio: que tal testar algum novo hobby/ experiência que te conecte mais com o que você sente aí dentro 🧘‍♀️? Pode ser pintura, argila, yoga, meditação e etc.

O importante é sentir um quentinho no coração 💓.

yoga knock GIF

Por fim, a busca por alegria 🤩. Você pode estar pensando “ué, isso não é o que a gente sempre buscou?”. A resposta é sim, porém, sinto que estamos começando a entender melhor o como.

Após o COVID 🦠 a gente passou a valorizar ainda mais as experiências - o que se manterá crescendo -, contudo, sinto que agora olharemos mais para nós e para quem está do nosso lado 🫂. Seja através da terapia, autocuidado ou serviços que nos conectem com o face-to-face, queremos retomar o que é real, ou seja, sair do perfeito da internet e buscar o satisfatório aqui fora 🥰 - já que não existe perfeição. 

Desafio: que tal dar uma chance para a terapia 💬 que eu sei que você anda deixando de lado? 

Xodós, me contem o que acharam no Insta e espero que todas nós consigamos cumprir pelo menos um dos desafios juntinhas 🧘‍♀️!

para lembrar: palavra da semana

Brain Root 🌳”. Brain Root foi a palavra de 2024 segundo o dicionário Oxford, e quer dizer apodrecimento mental 🧟.

Ou seja, em 2024, passamos a olhar com mais atenção os efeitos negativos do que consumimos e como isso afeta nosso foco e energia. Como isso tem afetado você, Xodó?

Um abraço apertado,

Stay you!

Guess Whos Back GIF by AIDES

Reply

or to participate.