- click soul
- Posts
- pretty hurts?
pretty hurts?
beleza, glow up, moodboard, indecisão, podcasts and more.
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Sabia que todos nós podemos controlar os nossos sonhos 💭? Descobri essa semana que existem algumas técnicas, e só consegui pensar na força da manifestação 🧘♀️.
Você já sonhou em ser diferente do que é? Qual é o preço que pagamos por querer parecer diferentes 🪞? Let 's get started.
Não é a aparência, é a essência.
já parou pra pensar
qual o preço da beleza?
Inspirada pela news da semana passada da click cool 🆒 “estamos obcecadas por padrões de beleza.”, senti a necessidade de trazer esse tema por aqui também 💬. Como bem colocou a Zoca, sim, estamos obcecadas 🪞, e notamos isso pelos diversos conteúdos ressaltando wishlists, vision boards e como ter um glow up em 2025.

A beleza já é tema central das nossas vidas, mesmo que a gente não note: seja caminhando contra procedimentos estéticos 💉 ou conteúdos que estimulem a compra de produtos que nos deixem mais bonitas 💋, está cada vez mais difícil passar um dia sem pensar em como posso ficar mais interessante aos olhos 👀 dos outros - ou até ao olfato, já que conteúdos sobre perfumes tem explodido no TikTok 👃.
Será que fomos longe demais? O quanto disso é nosso ou do outro? O que acho bonito eu de fato o considero, ou foi imposto 🫵?

a beleza é natural?
A resposta é sim, a beleza é natural 🌳. Vou trazer Darwin (o pai da ciência da evolução dos seres humanos 🐵) para explicar.

Na época dos seus grandes trabalhos, a discussão era sobre como explicar certos elementos da natureza - como as penas do pavão 🦚 - de maneira “naturalista”, isto é, que fizesse sentido para as espécies evoluírem 😮 para o que são hoje.
Darwin entendeu então que a beleza tem o papel de chamar atenção 🥸 e, assim, promover a seleção e reprodução da espécie. Outros estudiosos entraram no debate e desdobraram para frentes como a moda🥻.
Ou seja, nós humanos usamos roupas e ornamentos 👗 para ressaltar características da nossa estética que gostamos mais 🪞, através de cores, decotes, modelagens e assim vai.
Logo, Xodó, é inevitável o ser humano conviver com a valorização do bonito 😍.
Mas o quanto isso se tornou central para nos entendermos como pessoas 🫵? Se analisarmos o clichê “o bonito está dentro de nós” - sempre gosto de dizer que se é clichê é por algum motivo - quando deixamos de avaliar o outro pelo que ele é e passamos a focar só nas aparências 🥰?
Afinal, a Leticia é o formato do rosto 👩🦲, a cor do cabelo 👩🦰 e o corpo ou a pessoa que ri de coisas bobas e é fã de entender os outros?
qual o preço que pagamos por ela?
Jogamos todo o peso dos nossos problemas na beleza, ou na falta dela 😭. Infelizmente, aprendemos que para sermos mais amadas 🩵, queridas, admiradas ou respeitadas 🤓, precisamos vestir X, seguir a tendência Y, ter o formato da boca J - eu poderia continuar essa lista até amanhã.
No livro “A prateleira do amor 🫶”, a autora explica que a nossa sociedade tem um mecanismo que é um armário 🗄️, no qual as mulheres estão colocadas como em uma vitrine 👀.
As mais perto do padrão “loiras, brancas e magras 👱♀️” são melhor colocadas e serão escolhidas por parceiros ou empregos mais rápido; enquanto as que estão mais distantes, o oposto disso ↔️.

Passamos a desenhar as nossas vidas para sermos escolhidas aos olhos 👀 dos outros, Xodós.
Estamos doentes 🤢: doentes por acharmos que é normal se desenhar para dar check nesse check list 📋; por sempre captarmos o outro com essa visão - eu não sei vocês mas, mesmo não desejando, são as primeiras coisas que eu reparo; e doentes por buscarmos receitas para secar mais rápido 🏃♀️, ou produtos que tenham o intuito de fazer com que fiquemos sempre mais agradáveis ao olhar dos outros.
Vimos a explosão do uso do ozempic 💉, a supervalorização de ser magra 🧐, a magreza entendida como status 💸 e um boom nas corridas 🏃♀️ e variados tipos de esporte em busca de um ideal existente (não dá para eu dizer a vocês que ele não está impregnado na gente 🫵).
O segredo aqui é aprender a se blindar de tudo isso para não nos prejudicarmos 😪.
Não me entendam mal, Xodós, vocês sabem que sou adepta a algumas dessas tendências, mas me pergunto o quanto disso é MEU 🫵. Aqui, eu sou contrária a: fazer em excesso - já ser magra e querer se tornar ainda mais 🧐, pelo método mais rápido existente 💉 - e pelos outros - mudar quem somos em prol de sermos mais desejadas 🥰 - no fim, tudo se volta para o ato de sermos escolhidas.
Por isso, te pergunto: você tem SE escolhido e feito tudo o que faz por VOCÊ 🫵?
o que é beleza para você, Xodó?
Sempre que eu me deparo com assuntos que têm variadas vertentes ↔️ - como esse - sempre começo a pesquisar opiniões, livros 📚, textos e depois volto para o que eu acho disso. Porém, agora, acho que temos que olhar antes para nós: o que achamos bonito, Xodós?
Escutando esse podcast da Emma 💚, me peguei pensando que talvez nós mulheres sejamos forçadas a ser ou bonitas OU interessantes.
Mas será que ser interessante já não nos torna bonitas 😍? Não podemos controlar características físicas, contudo, podemos escolher estudar, nos cuidar, nos desenvolver e assim vai 👩🏫.
Proponho um desafio: antes de se questionar sobre se você deve ter tal cor de cabelo, usar x peça de roupa ou pesar y quilos, reflita sobre o que você vê e pensa “isso é lindo” 😻.
Se inspire nisso 🌟, naquilo que faz o seu coração se encantar, e não na tendência ou nas obrigações impostas, ok? Estamos juntas nessa, Xodós! 💜

para aquecer a cabeça: trend do momento/
vision board e glow up: porque estamos sempre buscando um glow up?
Meus Xodós, ainda nesse clima de beleza em excesso e estabelecer metas no quesito de como nos parecemos 🪞, parei para pensar sobre essa nossa obsessão por glow ups que todo começo de ano traz.
Claro que sou a favor de revermos pontos que queremos desenvolver e melhorar 🤓, por acharmos que vai nos deixar mais felizes 😊 ou nos preencher.
Mas quanto disso não é só nós fugindo de problemas maiores 🏃♀️ e colocando no nosso “novo estilo” a cura para todos os nossos problemas 👀?
O que quero dizer é: temos que tomar muito cuidado em colocar, por exemplo, o peso em melhorarmos nosso corpo com exercícios 🏋️♂️ como a solução para a nossa baixa autoestima, sendo que é só um dos pilares.
Muitas das nossas questões têm vários pilares ↔️, então vamos nos atentar ao processo todo.

E como eu disse, são PROCESSOS 🥸.
Nada de colocar em glow ups do TikTok uma atenção absurda que te deixe ansiosa e noiada, beleza? Almeje sim, evoluir, porém, torne essa jornada parte da sua vida, e não deixe que seja a sua vida 🫵 (a diferença é gritante).
em busca de respiros
podcasts, yoga, corrida and more.
Ando gostando de escutar alguns podcasts da Mel Robbins e quero compartilhar com vocês 🎧.
Esse coletivo de yoga faz aulas gratuitas ☯️, fui semana passada e amei (postei até no TikTok 📽️).
Fui correr na quarta-feira com essa galera e foi TUDO de bom 🧡. Teve pausas com dança, risadas e muita motivação. Lovee it.
Descobri que a Pacco tem tampas com canudo e agora quero todas! 💦

pro tip
“Como tomar decisões na indecisão 🤨?”
O questionamento dessa semana é muito válido e passamos por ele todos os dias 🗓️: temos que enfrentar decisões mesmo não tendo certeza do cenário, e elas precisam ser tomadas naquele exato momento - 🆘 fico nervosa, e vocês, Xodós?

Para falarmos mais dessa questão, trouxe minha amiga de infância, Isadora Ribeiro 💙, futura psicóloga, para dar a sua opinião sobre o assunto. Agora o espaço é seu, Isa:
Oi pessoal, eu sou a Isa e, realmente, essa pergunta tem diversas frentes. Durante toda a nossa vida precisamos tomar decisões 🥸 (mesmo que a gente queira correr delas), sejam elas do nosso dia a dia ☀️ (o que comer ou qual look do dia usar), ou mais complexas (escolha de faculdade, de um emprego ou término de um relacionamento 💔).
É normal ficarmos indecisas, principalmente em relação às mais complexas! Mas quando essa indecisão é grande até nas pequenas escolhas da nossa rotina 🧠, aí que a coisa fica mais complicada: passa a afetar as pessoas ao nosso redor e nos causar muita ansiedade 😟.
E por que somos indecisas? ↔️
Podem ser por vários motivos, entre eles pela falta de confiança em nós mesmas 🫵, falta de autoconhecimento 🧐 ou pelo medo das consequências das nossas escolhas 😰 (esse último costuma a ser muito complexo).
Para dar uma luz para vocês, Xodós da click soul, nessa, trouxe uma lista 📋 do que podemos fazer para melhorar essa indecisão.
Autoconhecimento é chave 🔑: se conheça, para que você consiga entender o que é melhor para si, e chegar na escolha mais assertiva para aquele momento (tente chegar nos 80% de certeza 😎, já que, raramente, iremos ter o 100%);
Analisar as consequências de algumas decisões (mais simples) para ver se elas foram tão ruins quanto você imaginou: na maioria das vezes, precipitamos o que pode vir a acontecer, e geralmente tornamos o “ruim” da questão maior do que ele é 👹. Então tente escrever em um papel os contras 🖇️, o processo de escrita clareia a mente.
É isso pessoal, espero que tenha ficado mais claro e, qualquer dúvida, só entrar no insta da click soul e mandar por lá!
para lembrar: palavra da semana
Autenticidade 🫵. Mesmo diante dos padrões impostos, o que torna você quem é?
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply