- click soul
- Posts
- precisamos postar tudo?
precisamos postar tudo?
ansiedade por postar, redes sociais, crescer rápido demais and more
fyw (for your week)
Bom dia quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Sabe aquela vontadezinha de postar tudo o que estamos vivendo 📲? Na verdade, é mais aquele desejo de registrar o momento ou até chamar a atenção de um certo alguém ou “alguens”?
Se você entortou a cabeça quando leu isso, não estamos em posição de julgar (eu mesma passo por isso 👀). I know that essa sensação é geral a todas nós, mesmo que involuntariamente. Vamos falar justamente sobre ela. Let’s get started.
@nick_domin Qual a sua opinião? Essa matéria chama “Digital Footprint: É possivel evitar a exposição excessiva se estamos cronicamente online?” e est... See more
já parou pra pensar
se não postar valeu a pena?
Sempre fui low profile 🤔 - frase curiosa para uma aspirante a blogueira de 20 e poucos anos digitar. Para alguém que já passou 5 anos sem postar uma foto 🗾, a uma pessoa que hoje posta fotos semanalmente, percebi uma mudança de comportamento em mim:
A ansiedade para postar 📱.
Julgava quem expunha tudo no Instagram, principalmente porque sempre acreditei naquela ideia de que não devemos divulgar nada antes de acontecer 🧿, ou no famoso “olho gordo” (continuo acreditando, por mais que atualmente poste mais sobre o meu dia a dia). Mas com essa mudança de comportamento, notei que
parece que não sabemos mais valorizar os momentos se o outro não vê, nota e comenta 💬. Sem a curtida, valeu a pena ter vivido?

isso vem de antes
Temos a tendência de achar que nossa geração é culpada por alguns hábitos que antes não aconteciam e bater na tecla de que “não temos solução” 🥶. Porém, pensa comigo, Xodó:
Mostrar o que somos, o que temos e as experiências que vivemos faz a gente se posicionar socialmente e sermos reconhecidas 🎭. E a necessidade disso ser feito sempre existiu, seja nos primórdios ou nos dias de hoje.
A única diferença é o quanto essa informação se espalha 🫵. Você pode postar uma foto looking amazinggg para conseguir uma curtida, mas não pense que na sua vovó não se vestia looking amazinggg para a vizinha dela notar 🏞️.

Nós, seres humanos, precisamos que o outro nos reconheça para entender o conceito de quem somos 🫡 - segundo Freud.
Quando bebês 👶, nos compreendemos no mundo de acordo com o que os nossos cuidadores falam de nós e, por isso, é automático em nossas cabecinhas pensar “a forma que o outro me vê e como eu me vejo” (é ai que nasce a busca incessante por validação).
Não adianta achar que não queremos que o outro nos olhe e nos perceba 👁️, e hoje os caminhos mais rápidos para isso acontecer são as redes sociais.
Você pode até fugir delas, mas em alguma área da sua vida pesa o conceito de reconhecimento (take a look and you will find it ➡️).
está em excesso?
Com a cultura de crescer como influenciador e a internet se tornando um canal rentável - e um espaço para vender uma vida dos “sonhos 💬” - mais e mais pessoas estão buscando mostrar seus dias e s e posicionar nesses canais.
Como disse anteriormente, a vontade de “mostrar” sempre existiu. A questão é que agora passamos 10 horas por dia vendo pessoas mostrarem, absorvendo que isso funciona e que pode vir a ser um objetivo de vida (dá para ficar rico fazendo 💸). Deixou de ser só uma volta pelo bairro, a fim de exibir o vestido novo e ganhar olhares - igual a nossa avó fazia.
Vejam esse vídeo que explica isso direitinho (Matheus Sodré você slayyy):
@sodremat um vídeo pra galera mais jovem entender um pouco de onde tem pisado - e o que pode fazer pra ter uma relação menos torturante com as redes... See more
então qual o limite?
A resposta para isso parte de você 🫵. Precisamos usar o pensamento crítico e criar nosso próprio filtro do que é demais, de menos, e qual é o seu objetivo como ser humano dentro das redes sociais.
O que defendo é o balanço: se você se questiona se está se expondo demais, possivelmente é porque está (nosso sexto sentido não falha) 😣. Não sou a favor de expor crianças, problemas familiares e nem de relacionamento - quanto mais escalado, menos controle temos das coisas 🚫.
Entenda que, no século XXI, é inevitável considerarmos nossas personalidades nas redes sociais 📱. Existe a possibilidade de sermos um, dois e até 3, dentro de um mundo que pode ser completamente novo - por mais que eu não seja a favor de separarmos completamente a pessoa fora das telas na que vive dentro delas, sou mais de um mix entre ambos. Logo,
Quem é você nesses ambientes, Xodó 🤔? O que você busca?
para aquecer a cabeça: trend do momento
já que estamos falando de ansiedade
Esse vídeo da Vic Ripper apareceu pra mim no TikTok, e quis compartilhar com vocês. Não são todos os conteúdos dela que sou fã (em alguns, para mim, ela fala o mesmo do mesmo). Mas esse, em específico, me atingiu 🤨.
Como postei no Instagram da news ontem, saí de uma fase - ainda estou saindo, na verdade - em que me decepcionei muito com a vida no geral (principalmente as esferas profissional e amorosa, quem nunca 👎).
E calma, tá tudo bem sofrer, ficar no buraco e continuar se movimentando enquanto tudo isso ocorre - o que não dá é para pararmos e congelarmos 🌨️.
Porém compreendi isso só agora: acabei de viver um baixo da vida 😭 (um dos baixos, porque passaremos por vários), tive pressa para sair e resolver. Sendo verdadeira, tentar fugir dele só fez com que eu caísse do barranco - foi como tentar subir um morro de terra seca ⛰️.
O que eu recomendaria, olhando para trás, é sentar no barranco e apreciar a vista 🏞️. Digerir e chorar o que for necessário para, assim, umedecer a terra e conseguir sair desse buraco.
Nem todo o buraco é tão fundo e de toda fase tiramos algo bom 😌. Seja se agarrar a um amigo, a um esporte ou a pequenas coisas gostosas do dia a dia, hope it helps you!
em busca de respiros
afraid to get old
Esse post na verdade é mais um estímulo a um respiro de “Meu Deus, nem percebi” do que algo para te ajudar a relaxar, Xodó 🌟. Contudo, passou por mim e não podia deixar de mostrar para vocês. Estamos viciadas em parecer mais novas para sempre, ou estamos com medo de envelhecer sem ter vivido tudo o que queríamos 👴?
Muitos questionamentos e poucas respostas. Mas espero que te deixe com uma pulga atrás da orelha também.
cotw: challenge of the week
Observar seus gatilhos de ansiedade 😦. Você sente essa vontade extrema de mostrar, ser validada ou receber uma curtida?
Vamos usar essa semana para auto reflexão 💬.
E se quiser conversar, here is nosso espaço seguro 🙂:
para lembrar: palavra da semana
Postar 📱. Vamos parar para ver o que curtimos, postamos e nos avaliar nas redes sociais..
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply