- click soul
- Posts
- por que sentimos emoções?
por que sentimos emoções?
vulnerável, tempo de tela, lições and more
fyw (for your week)
Bom dia quinta feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Divas, me respondam uma coisa 🤔. Quando foi a última vez que você sentiu uma emoção forte sem tentar se livrar dela? Sem correr para fazer algo que a distraía ou comer um monte em seguida. Só sentir.
Eu sei, parece uma proposta horrível 🤡. Porque vamos combinar né? Ninguém acorda pensando: "nossa, hoje eu amaria sentir ansiedade, tristeza ou vergonha". Mas e se eu te falar que provavelmente o problema é justamente esse minhas divas? Passamos tanto tempo tentando não sentir certas emoções que esquecemos de perguntar para que elas servem.
já parou pra pensar
por que sentimos emoções?
Às vezes falamos das emoções como se elas fossem defeitos 🏭. A ansiedade é um problema. A tristeza é um problema. A raiva é um problema. Mas e se elas não forem um problema? E se elas estiverem fazendo exatamente aquilo para que elas servem? 👀
As emoções existem por um motivo, elas não apareceram sem mais nem menos. Na verdade, elas são e muito importantes🌱. A primeira delas é nos motivar para agir. Imagine que você está atravessando uma rua e vê um carro vindo em alta velocidade 🚗. Você não para para fazer uma análise de prós e contras (apesar de nós psis da tcc amarmos um prós e contras, rs). O medo aparece e seu corpo reage. Seu coração acelera, sua atenção aumenta e você se afasta do perigo.
A raiva pode te ajudar a impor limites ou injustiças 🚧. A culpa indica que seus valores pessoais podem ter sido feridos.
"Sentir tristeza não é fraqueza; é um sinal de que você está conectado às suas experiências humanas."
Mas elas não comunicam apenas para nós. Elas comunicam para os outros também 📢. Quando alguém diz "não aconteceu nada" com um monte de lágrimas nos olhos, você entende que aconteceu alguma coisa. Quando uma amiga chega radiante contando uma novidade, você percebe. Quando alguém está mais quieto do que o normal, você percebe também.
E existe uma terceira função das emoções, mas que frequentemente ignoramos 🧠. Elas comunicam algo para nós mesmas. Quase como se fossem mensageiras internas tentando chamar nossa atenção para algo importante. A inveja pode mostrar algo que você gostaria de ter. A ansiedade pode mostrar algo que parece importante para você. A tristeza pode apontar para uma perda.
E é engraçado porque muitas vezes perguntamos: "como faço para parar de sentir isso?" Quando talvez a pergunta fosse outra. O que essa emoção está tentando me mostrar? 🔎 O que ela me motivou a fazer? O que ela comunicou para os outros? O que ela está comunicando para mim?
Quando as emoções viram um problema?
Agora, precisamos também prestar atenção em algumas coisas. Primeiro: às vezes, tratamos as emoções como se fossem fatos e quanto mais forte é a emoção, mais forte é a nossa crença de que aquilo é verdade. E isso pode nós levar a usá-las como justificativa para nossos pensamentos ou ações.

Segundo: O problema não é sentir emoções. O problema é quando você não consegue lidar com elas. Quando você não consegue regular suas emoções (chamamos de desregulação emocional). Então agimos impulsivamente. Explodimos. Não conseguimos identificar o que estamos sentindo. Nós desesperamos com todos aqueles sinais físicos das emoções. Ou quando tentamos eliminar qualquer emoção desagradável da nossa vida 🚫.
Tem uma metáfora que eu amo e sempre uso com meus pacientes. Ela compara emoções com as ondas 🌊. Uma onda faz exatamente o que uma emoção faz: ela cresce, atinge um pico e depois diminui. Mas quando estamos no meio dela, parece que ela nunca vai embora. Quando estamos ansiosas parece que vamos nos sentir assim para sempre 😰. Mas pense em todas as emoções intensas que você já sentiu na vida. Quantas delas duraram para sempre? Nenhuma. Nem a felicidade. Então nós podemos aprender a surfar nas ondas ou sermos engolidas por elas.
Se permitir ser vulnerável
Normalmente crescemos sem aprender a lidar e a nomear nossas emoções. É muito comum pais dizerem frases como “engole o choro”. E eu não to aqui para culparmos nosso pais de tudo. Mas entendermos que a base da regulação emocional é nos permitirmos sermos vulneráveis, nos permitirmos sentir aquela emoção e assim aprender a identificar exatamente aquilo que você está sentindo.
E a vulnerabilidade não significa contar tudo para todo mundo. Não significa transformar sua vida em um reality show 🎥. Significa apenas permitir que algumas emoções existam sem precisar ter vergonha delas.
Porque sentir medo não faz de você uma pessoa fraca. Sentir tristeza não faz de você uma pessoa incapaz. Significa apenas que você é humana. E aquilo que tentamos esconder continua existindo e só volta mais forte.
E na verdade a coragem está exatamente nisso, olhar para uma emoção difícil, reconhecer que ela está ali e enfrentar ela ✨.
para aquecer a cabeça: trend do momento
sua vida tá ruim ou seu tempo de tela tá alto?
Divas, esses dias eu vi esse post e fiquei pensando muito nisso.
Quantas vezes abrimos o Tiktok ou Instagram e ficamos nos sentindo completamente por fora de tudo e que estamos atrasadas na vida? De repente todo mundo parece estar viajando ✈️. Todo mundo parece estar namorando 💌. Todo mundo parece estar ganhando muito dinheiro 💸. Todo mundo parece estar feliz 😌. E aí começamos a olhar para nossa própria vida e pensar: "será que eu estou fazendo algo errado?"
Mas será que sua vida realmente está tão ruim assim? Ou você só passou duas horas assistindo recortes dos melhores momentos da vida de centenas de pessoas? 🎬
A comparação é bizarra né divas. Porque quase nunca comparamos nosso bastidor com o bastidor dos outros. Comparamos nossa segunda-feira comum com as férias de alguém. Nossa insegurança com a confiança que alguém postou. Nosso processo com o resultado final de outra pessoa. E é nessa conta a gente sempre perde 📉.
Enquanto estamos ocupadas olhando para tudo que os outros estão fazendo, sobra menos tempo para perceber o quanto nós mesmas crescemos 🌱. Menos tempo para olhar para a nossa realidade.
E vamos combinar que a maior parte do que vemos online não é regra. São cortes cuidadosamente escolhidos, editados e publicados. Então talvez você não esteja atrasada. Talvez você não esteja fracassando. Talvez sua vida não esteja tão ruim quanto parece. Talvez você só esteja passando tempo demais olhando para a vida dos outros e tempo de menos vivendo a sua ✨.
em busca de respiros
viagens, adultas em crise, restaurantes and more
✈️ Acho que vocês já perceberam que eu amo vlogs e principalmente vlogs de viagens, então vou indicar outro que sou completamente apaixonada: Karol Pinheiro
🫵 Um tapa na cara necessário.
🍪 Vou indicar esse restaurante, já que saí apaixonada nesse cookie!! E não é só por eu ser muito formiga não.
cotw: challenge of the week
Observe uma emoção sem tentar consertá-la 🌊.
Quando sentir tristeza, ansiedade, raiva ou qualquer outra emoção difícil, tente não resolver imediatamente.
Só observe. O que você está sentindo? O que ela está tentando te dizer?
E se quiser conversar, here is nosso espaço seguro 🙂:
para lembrar: palavra da semana
Acolhimento 🤍. Se acolha antes de tentar resolver ou fugir daquilo que está sentindo.
quer aparecer por aqui?
Já pensou em ter sua marca anunciada de forma assertiva para o seu público-alvo? É só clicar aqui.

prêmios da click soul
Por aqui você indica sua newsletter favorita e ganha presentes por isso! 🎁Cada inscrita que você trouxer para a click soul vale 1 ponto. 🥇 Ah, e não esquece de avisar que é preciso confirmar a inscrição pelo email automático que ela vai receber ao se inscrever. ⚠️
Um abraço apertado,
Stay you!



Reply