- click soul
- Posts
- paciência para construir inteligência
paciência para construir inteligência
paciência, estudo, valorizar o que gostamos, namoro, maturidade, podcasts and more
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Como andam os estudos 📖 por aí, Xodó? Você tira tempo para se aprofundar no que gosta e, quando tira, consegue focar, ou acaba se distraindo e priorizando outras tarefas 🧐? Did we lose our minds?
O pós pandemia 😷 foi o start para um ciclo de dificuldades relacionado a nossa atenção. Contudo, acredito que esse fenômeno não iniciou só essa questão: ficamos mais cansadas 😮💨, sobrecarregadas 🔋 e passamos a deixar o que gostamos de lado.
Fomos forçadas a acompanhar um ritmo de uma vida cada vez mais frenético e com cada segundo preenchido por alguma atividade 🏋️♀️. E onde fica a paciência para aprender no meio dessa bagunça? Let's get started.
The beautiful thing about learning it's that nobody can take it away from you.
já parou pra pensar
perdemos a paciência para ficarmos mais inteligentes?
Xodó, a ideia de escrever sobre esse tema surgiu ao perceber um comportamento pessoal: não tenho mais tanto foco 🧘♂️ quando paro para estudar quanto antigamente e mais, quero tudo para ontem. É como se eu tivesse esquecido que o processo de aprendizado -> execução é gradual e tem limite para conseguir ser acelerado.
Perdemos a paciência para ficarmos mais inteligentes 🧐?
Tudo é motivo de distração e direcionarmos a nossa atenção a uma coisa só é praticamente impossível 🪫: estamos sempre pensando além ou esgotadas demais para enxergar futuras possibilidades. Você também sente esse fenômeno acontecendo por aí?
Inventamos metodologias ágeis e plataformas de organização visando executar o máximo em menos ➖. Porém, aprendemos realmente seguindo esse caminho? Aprender é enxergar significado e decorar 🧠 - o que está intimamente ligado à paixão 😻 pela coisa. Já repararam que “decorar” é composto por “de”- “cor “, isto é, de coração 💓? Isto não é à toa!

estamos sonhando menos
A primeira ideia que me veio à cabeça quando pensei nesse tema é: estamos no auto sabotando pelo medo 😨. Sabe quando você quer muito uma coisa e, na hora de sentar para fazer, você trava?
São tantos passos 🚶♂️ e detalhes que deixamos a ansiedade tomar controle.
🔵 “Imagina se esqueço de algo e dá errado?” ou “são tantas coisas para fazer que nunca vou chegar lá” que, de pensamento em pensamento, acabamos desistindo de começar.

Como efeito de tudo isso, sonhamos menos 💭. Saímos daquele processo de criança de sonhar ideias grandiosas para, a partir do reconhecimento da dificuldade que existe em executar esse desejo, paramos de pensar alto 😭. Mas será que vale a pena abandonarmos essa linda capacidade humana que temos de idealizar?
Onde está a faísca 🔥 que falta para começarmos? Dá para voltar a sonhar livremente?
cabeça cheia x cansaço
Estamos todas com a cabeça tão cheia que perdemos a capacidade de focar 🎯. Já ouvimos muito a máxima de que esse processo piorou muito depois da pandemia, o que é fato, mas acredito que a fonte sempre volta para a questão:
Estamos sobrecarregadas 🪫.

Seja por conta das mil responsabilidades que assumimos ou pela nossa ansiedade de conquistar tudo rapidamente 🏃♂️, a gente se sobrecarrega e não sobra energia para nos aprofundarmos no que NOS INTERESSA. O valor desse aprendizado parece subestimado: estudamos segundo o mercado de trabalho 🧑💻, porém, esses temas são os que nos deixam animadas?
Na hora de estudar o que te interessa, você para e se dedica, ou deixa para lá em prol de um aprendizado que não te anima muito 😖?
Estamos tão ansiosas para conquistar o mundo que saímos engolindo tudo o que exigem de nós 🗣️, mas cabeça cheia não guarda informação. O processo de aprendizado é gradual e exige tempo: primeiro recebemos a informação, absorvemos e precisamos repeti-la mais de uma vez para guardarmos.
Estudar 5 assuntos de uma vez não nos torna mais inteligentes 🧠, só nos deixa mais exaustas para, no fim, não lembrarmos de nada. Não adianta achar que ler 10 livros 📚 de uma vez rende alguma coisa (I wish).
🔹 E se você é do time das ansiosas assim como eu (e gosta de fazer 20 coisas ao mesmo tempo), dá uma olhadinha nesse texto da Wondermind. Pode te ajudar a perceber os efeitos negativos dessa nossa cabeça maluca.
não corte as asas

Xodó, não esqueça de dedicar tempo ao que você 🫵 quer aprender. Se você está desestimulada com a ideia de “sentar na cadeira e passar horas estudando”, tente com algo que gosta. Restabelecendo esse hábito, aos poucos, você conseguirá executá-lo com aquilo que não gosta 👍.
Não corte a sua vontade de aprender novos temas que TE preenchem 💜. Fazer coisas que você gosta também é importante.
Além disso, você já se pegou diminuindo o desejo de outra pessoa de aprender, arriscar e tentar, por você achar que não conseguiria 🧐? Você projeta na outra a sua carga e, quando menos percebe, está criando barreiras para você e para ela 🤨. Se doeu no seu coração ♥️, Xodó, é porque faz falta. Tente ver nela o que te falta e vamos colocar em prática?
Lembre-se: tenha paciência com você 🫵 e com o seu aprendizado. A vida é “step by step 🏃♀️” para todas nós. Estudar também é nos conhecer.
para aquecer a cabeça: trend do momento
quanto tempo é o ideal para fechar uma relação?
@lizx.macedo tudo no tempo de Deus, em minha justificativa beijo no primeiro encontro pq a gente conversa todo dia e eu ja estava em love, e missing estar em ny
Passando pela minha FYP me deparei com diversos tipos desse vídeo, mostrando o ciclo que cada casal viveu 👯♀️, partindo de se conhecer até se tornarem namorados. Como foram diversos deles, notei que não existe ritmo ideal: cada um segue o que o seu coração 💓 manda e, no fim, todos atingiram os seus objetivos.
O ritmo é estabelecido pelas duas partes 🫵 e não tem uma regra que organiza tudo. A única regra que deve ser seguida é a comunicação e como VOCÊ se sente nessa dinâmica.
Xodó, se você não se sente valorizada e já conversou 🗣️ para tentar resolver, porém, é deixada de lado, revisite se vale a pena manter essa relação. A troca entre um casal 😮💨 deve ser recíproca e confortável para os dois: se só um lado dita as coisas (e costumamos deixar esse papel para o homem 🧍♂️), o desconforto virá inevitavelmente, já que só a gente é capaz de saber o que nos deixa seguras e construir esse espaço.
Viva as emocionadas ⚡️ e as mais tranquilas 🧘. Viva a tentativa de fazer dar certo. Em uma década em que temos medo de amar, conseguir construir laços à sua maneira é uma conquista 🌟.
em busca de respiros
tips for learning: podcasts que adoro para você aprender
Diary of a CEO 👩💼: para temas que variam desde saúde a análises sociais, sou muito fã de como o Steven aborda os convidados e tira o melhor do que eles sabem;
Jay Shetty 🙎♂️: outro que fala sobre um pouco de tudo, adoro como ele consegue trazer até celebridades para conversar sobre temas úteis (ele bombou com o podcast com a Selena e o Benny Blanco);
Mel Robbins 👱: a nossa diva da motivação. Mel Robbins tem conselhos especiais e muito importantes para a nossa geração que se sente perdida e incapaz. Comecei a escutar ela a pouco tempo e agora não largo mais;
Andrew Huberman 🧠: mais para as health lovers, esse podcast é apresentado por um PHD em neurociência e fala sobre nutrição, foco, saúde e temas do cérebro. I loveeee it.
Os Sócios 💰: além de amar a Malu e o Bruno Perini, sou fã de todos os temas desse podcast. Eles conseguem ensinar sobre finanças, explorar geopolítica, dicas de relacionamento and more.

me: momento eu
“E se eu não for madura o suficiente 🥹 para isso?”
Nós e nossas neuras com a ideia de que precisamos estar 100% prontas para iniciar alguma coisa 🔋. Se existe um pontinho de dúvida, logo, “melhor deixar para quando eu estiver perfeitamente certa de que vai funcionar para começar”.
E assim, deixamos passar oportunidades valiosas 🌟 na vida.
Xodós, nunca estaremos 100% certas de nada 😇. Não existe plena certeza na vida do ser humano, já que, para tomar decisões, a gente coloca uma coisa contra a outra ❌ - ou seja, travamos uma “batalha” na nossa cabecinha, o que torna impossível encontrar garantia ali.
Então é impossível sentir certeza das coisas? Digamos que sim! O que podemos vivenciar é uma sensação de paz em relação àquela escolha ☮️, a qual deve acompanhar a compreensão que podemos ter escolhido errado, mesmo encontrando calma na nossa decisão. Isso é maturidade 👍.
É entender que existem outras variantes na vida que não dependem de nós e que podem interferir na nossa “rocha 🪨” da certeza e trincá-la de alguma forma.
Logo, o que você anda evitando com a desculpa de “preciso ter certeza 🧐”?
🔵 Não deixe passar amores 💖, empregos 📈, viagens ✈️ e momentos pela falta de confiança. Se você sentiu uma coisa gostosa sobre o “problema”, viva-o. A maturidade vem da experiência e da tentativa!
Ah, e se quiser ter um momento me and you 💜, desabafar, dar sugestões ou apenas falar com alguém, vem cá que eu te escuto, Xodó:
para lembrar: palavra da semana
Paciência 😮💨. Para estudarmos, nos desenvolvermos, tomarmos decisões e sermos quem somos.
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply