o "não” é necessário

ouvir não, se salvar, te conheço bem, jóias, teoria "let them" and more

fyw (for your week)

Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.

Gente, o que está sendo março 📆? Passamos da metade dele e já aconteceram tantas coisas! É mercúrio retrógrado, eclipse 🪐, rompimento de ciclos e abertura de novos. Meu TikTok só da astrologia! Vocês têm sentido mudanças, Xodós?

Falando nisso, quantos “nãos 🙄” você ouviu esse mês? Eu já ouvi diversos e precisamos aprender a lidar com eles. Um não pode ser livramento, sabia? Let 's get started.

Até agora você sobreviveu 100% dos seus dias difíceis. Mesmo as coisas negativas estão a seu favor.

Mel Robbins

já parou pra pensar

o “não” pode ser acalento?

Já pensou em abraçar a dor 🤕, Xodó? Sei que quando ouvimos um não dói, mas ele é necessário. A negativa livra a gente de situações que precisam de um fim 🔚, nos ajuda a estabelecer que somos e encontrar o caminho correto. Quem imaginaria que essa palavra tão temida poderia ser positiva.

Vamos entender como o “não” pode ser um “sim” a nós mesmas 🫵?

Snl Say No GIF by Saturday Night Live
como lidamos com a rejeição

Não é fácil escutar um não 🙂‍↔️ vindo do outro, e tudo isso parte da nossa infância. Quando éramos menorzinhas 👧, segundo Freud, o mundo de todos ao nosso redor era voltado para nós e nossas vontades e, a partir do momento que ouvimos uma negativa, há um rompimento de que não somos o centro do mundo, e isso dói.

Na verdade, é a sensação que temos até adultas, Xodós. A diferença é a resiliência ✌️ - que é a capacidade de lidar com aquela situação sem tantas oscilações - que temos. 

Season 4 Drama GIF by NETFLIX

Lidar com a rejeição nunca é gostoso, e sempre irá incomodar 🧐. Ter expectativas quebradas, sonhos idealizados tendo que ser deixados de lado é desagradável e tem limite. O quanto a gente consegue suportar 😓? Aqui, trago um texto da Mariana que tem uma newsletter chamada “Meus escombros” sobre esse questionamento: leia aqui

Mais que isso, Xodós, o quanto VOCÊ 🫵 não está se colocando num ciclo de dor por não conseguir colocar um ponto final - entenda aqui como: existem momentos que você espera um não do próximo para sair de um local que deseja, de uma relação infeliz, mas ele nunca vem. 

Tem momentos que esse não precisa vir de você, para você 😍!

por que ela é necessária?

Como falei antes, Xodó, o princípio do não vem da infância 👧: a partir do momento que ouvimos essa palavra pela primeira vez, criamos o senso de limite e autocontrole 🧘‍♀️ - não dá para ter tudo nessa vida.  

Agora que entendemos isso, existem 2️⃣ situações que esse não é acalento, por mais que envolva dor - já ouviu que nem toda dor é negativa

Primeiro, Xodó, quando esse não faz você reafirmar quem você é 🧐. Sabe aquela dificuldade de negar alguma coisa para as pessoas e acabar fazendo só o que os outros querem 😮‍💨? Se não colocarmos essa capacidade de recusar em prática, cadê a gente? Nos perdemos dentro das vontades das outras pessoas e, por isso, o não aqui é livramento.

Segundo, o “não” como ponto final 👍: quando esperamos demais a negativa vir do outro, geralmente, ela não vem, e somos obrigadas a colocar um ponto final para seguir em frente. Aqui, esse ato nos salva 🆘. Termos a capacidade de estabelecer esses limites nos tira de diversas roubadas, Xodós. 

Entendem aqui que nem toda recusa é negativa 🤔? O não pode ser o abraço que a gente precisava e não vimos.

na vida, são mais nãos do que sims 

Outra verdade dura de ser engolida: a vida é composta de nãos 🚫.

Xodó, pense que se tivéssemos vários caminhos certos a serem seguidos, não daríamos conta de escolher nenhum 🛣️.

🔹 O ser humano é ruim em lidar com diversas opções boas, a gente simplesmente quebra e não vai a local algum.

É muito melhor irmos eliminando trajetos ruins do que adicionando diversos outros bons ↔️ - os “nãos” são nossos maiores guias, por mais que a gente não enxergue. É NÃO virando à esquerda que chegamos a direita, e assim vai.

Flee Emergency Exit GIF

Por isso, Xodó, se o “não” te abraçar, abra espaço para ele te ensinar 🫵. Tenho certeza que, por mais que você não entenda o motivo agora, ele irá se mostrar para você 🌟.

para aquecer a cabeça: trend do momento

“eu te conheço tão bem”

@isadorabigotto

muito bom fazer trend brega!!!! amo 🫶🏻

Essa trend começou a rodar na minha FYP essa semana, e o que ela me trouxe de reflexão (vocês sabem que adoro pensar em cima do que tá rolando nas redes sociais) foi: você tem dado espaço para as pessoas te conhecerem 🫵?

A gente cobra das pessoas entenderem quem somos, adivinhar o que sentimos, mas esquecemos do ponto principal: estamos dando abertura para saberem dos nossos gostos 🥹, medos 😭, desejos 🔮 e sonhos 💤?  

Temos a tendência de ser 8 ou 80: ou falamos demais de nós para as pessoas, ou nos abrimos de menos. Com as relações pessoais cada vez mais complexas e pelos constantes discursos de olho gordo, desconfiança e competição, temos nos fechado ao outro 💔 com frequência. 

Por isso, Xodó, te desafio a pensar: o quanto você permite que o outro entre na sua vida e te conheça? Você está vivendo na sua própria concha 🐚

em busca de respiros

@convex.joias

Xodós, vocês que me acompanham no meu Instagram pessoal sempre comentam dos acessórios que eu uso 💍 - sou do time de 5 colares de uma vez e vários anéis no dedo. 

Acredito que os acessórios ajudam a gente a se expressar 🫵 e complementar quem somos. Além disso, me sinto linda 😻 parecendo uma árvore de natal, o que me ajuda naqueles dias que to meio para baixo (eu SEMPRE coloco meus colares para TUDO o que eu faço).

Por isso, apresento para vocês a Convex 💙: especializada em aço, a gente pode fazer literalmente TUDO com as coisas deles no pescoço - a durabilidade é super boa. E temos cupom de desconto de 8% para os meus Xodós:

Usem muito e me contem o que acharam. Ah, o meu favorito é esse colar aqui 🍀, não tiro nunca. Ele representa sorte e, se você puxar, são 4 corações fofinhos 😍.  

me: momento eu 

Quero controlar tudo 🤬!

Se você é do time das controladoras, levanta a mão 🙋‍♀️ (eu to levantando a minha aqui). Xodó, essa é uma das minhas grandes batalhas diárias, entender que nem tudo - na verdade, quase nada - ocorre do jeitinho que eu quero 😇 e que, geralmente, as coisas dizem pouco sobre mim 😮‍💨 (então se aquele carinha que você está saindo não te respondeu, ou alguém foi grosseiro, não tem a ver com você, entende?). 

Control GIF by Winona Oak

Como sou curiosa e adoro entender teorias e explicações científicas para as coisas, me deparei com a teoria “Let Them”, da Mel Robbins 💛. Essa mulher - genia - é referência no que se refere a motivação e comunicação, logo, quis trazer o que ela diz para vocês na esperança de ser útil (para mim foi). Let’s get started:

  1. Pare de tentar controlar as pessoas 🧐: você pode tomar as SUAS decisões, mas não as dos outros, Xodó. O outro tem o próprio tempo e só cabe a ele entender o que precisa melhorar. Mesmo se você disser muito, porém, ele não entender motivo, não haverá mudança;

  2. Aceitar a realidade 🤓: as coisas são o que são e foram o que foram. Remoer como poderia ser e tentar alterar os comportamentos das pessoas só suga a sua energia;

  3. O que o outro faz diz sobre ele, não sobre você 💁‍♀️: entender que as pessoas têm outros focos e prioridades além de nós pode doer, mas é a realidade. E isso não define o seu valor ou a sua importância - você que estabelece esses princípios;

  4. O sim mais valioso é o seu para você 🫵: deixar as pessoas fazerem o que fazem e olhar com amor para você é o caminho para termos paz;

  5. Foque em relacionamentos saudáveis 💖: não insista nas atitudes das pessoas, e mantenha perto aquelas que você genuinamente concorda com os valores. 

No fim, Xodó, o que podemos ter controle é sobre nós mesmas 👯‍♀️, e que bom! Construa em você esse olhar crítico para conseguir se livrar dessa sensação de que tudo está perdido porque o outro não agiu como esperávamos 😭. O importante é você não estar perdida.

Ah, e caso você queira aprofundar mais sobre essa teoria, indico esse podcast

para lembrar: palavra da semana

Não 🙂‍↔️. E só isso. Tem hora que só essa palavra resolve tudo.

Um abraço apertado,

Stay you!

Say No GIF

Reply

or to participate.