- click soul
- Posts
- o amor é só amoroso?
o amor é só amoroso?
amizades, o poder do amor, ouvimos e não julgamos, ser suficiente and more
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Semana 2 do ano, e acho que agora é que começamos a pegar no tranco de verdade 🤝 - ou isso é só depois do carnaval 🎉? De toda forma, para mim, estou finalmente voltando a treinar 💪 e a correr 🏃♀️➡️- já que semana passada eu estava o próprio zumbi 🧟♀️ -, o que me ajuda muito na minha sanidade mental (é engraçado ver como somos apegadas a algumas coisas né) .

Let’s talk love baby 🩵: vocês amam quando trago esse tema por aqui mas, dessa vez, venho com uma pergunta que me fez refletir muito essa semana: o amor é só amoroso?
Uma promessa entre amigos não precisa ser justificada.
já parou pra pensar
esquecemos de olhar as nossas amizades
Ah o amor 🫶. Quando pensamos no amor, creio que na hora venha a sua cabecinha o príncipe 🫅 ou a princesa 👸 encantada, tô certa? Ou talvez a última vez em que quebramos a cara com um bofinho que prometeu tudo e entregou pouco 😥 (can relate).
Mas o que esquecemos é que, nessas situações de decepção ou rejeição, vivenciamos os maiores amores do mundo em outras frentes 🌍: o da família e das nossas amigas 👯♀️.
Se a maior prova de parceria vem das situações em que estamos repetitivas, chatas e cansativas 😴 falando daquele menino que nos magoou, esse texto é em nome de todas as minhas girly girls 👧 que fazem o papel de ótimas ouvintes e conselheiras.
Nossas amigas nos comprovam que o amor não é só amoroso 🩵 (esse é só um dos tipos dele): to my Xodós, um grande obrigada por tudo.
os tipos de amor
Como eu disse antes, existem vários tipos de amor 🧡, e é isso que vamos explorar aqui. Seja porque a nossa vida amorosa gera mais entretenimento 🤣 (“não vejo a hora de casar 👰♀️ e não ter que falar mais com homens, tirando o meu”), costumamos dar muito foco a ela, como se só falássemos do que falta 🥺. Porém, nos esquecemos que existem variados tipos de amor 🥰 que podemos vivenciar durante a nossa vida.
Vamos usar de base a teoria dos 7 amores 💞 de Robert Sternberg.
Para ele, os pilares do amor são paixão, intimidade e comprometimento, e esses 3️⃣ se desdobram em:
Paixão, amor platônico, amor vazio, tolo, romântico, consumado e sociável. Os que quero olhar com mais carinho são o último - o sociável 🫂 - e a amizade 👯.
Percebeu que aqui a amizade 👯 não foi listada como um tipo desses amores de Robert? É porque a amizade descarta o romântico ❤️🔥 da coisa (aquele amor bizarro que você sente por uma amiga, por exemplo, já se enquadra no romântico 💕); quando uma relação é uma amizade super longa, na qual você tem plena certeza que ama aquela pessoa, se torna um amor sociável 🫂 (aqui, Xodós, não tem nada a ver com amizade colorida ou sexual, ok?).
a segurança que só as amizades dão: paradoxo da escolha
Hoje estamos cada vez mais avessos a buscar um parceiro amoroso 🥰, e deslocamos todo esse desejo a outros objetos como os amigos 👯♂️, as festas 🎈, os contatinhos 👦, conquistas de trabalho 🧑💻 e assim por diante. Enquanto eu buscava fontes para escrever esse texto para vocês, Xodós, me deparei com um paradoxo muito estudado na psicologia: o paradoxo da escolha ↔️, o qual pode explicar um pouquinho para nós o motivo desse comportamento.

O paradoxo da escolha ↔️ fala que vivemos com o temor de, ao escolhermos um parceiro, existir um melhor por aí, o que torna a decisão de escolher o seu “one and only” mais complicada 😰 (o ser humano não gosta de saber que há outras opções melhores que a sua 🫵, já que ele passa a almejar o que entende por melhor e muda o seu foco 🧘♀️).
Esse paradoxo não se aplica às nossas amizades 👯, já que essas, por serem diversas, nos trazem maior segurança (a decisão de escolher o seu amigo não pesa tanto quanto aquietar e buscar o seu “parceiro de vida 👰♀️”). Logo, a decisão base de se “tornar amigo” não carrega tanta carga 🏋️♀️ e paradoxos e, por si só, é mais amena para ser feita e mantida.
Como nos dias atuais queremos estar rodeadas do mais leve 🌬️ - visto que o mundo por si só pesa 🏋️♂️ - nos inclinamos para o lado das amizades e damos fuga no amor romântico.
@issonaoeumaterapia Sobre dates e conexões!!!! Fez sentido pra vocês??? P.S.: #issonaoeumjogo sou muito fã!! E temos cod: a ISSONAOEUMATERAPIA para 10% offf!
minhas amigas me ensinaram a amar
Todas já passamos pela frase no TikTok “tudo o que eu sei sobre o amor, aprendi com as minhas amizades com mulheres 💜”, do livro “Everything I know about love”, da Dolly Alderton. E ela não poderia estar mais certa: nossos primeiros amores estão em casa e nas nossas amigas da rua, da escola ou do bairro. Elas são a escola do nosso convívio social primitivo 🎓, que levamos por toda a nossa jornada.
Por isso, em 2025, te proponho, Xodó: que tal tomar conta desses laços tão importantes com mais carinho 🫂, atenção 💬 e compaixão 💞?
@livresenhas eu amo esse livro
para aquecer a cabeça: trend do momento
ouvimos e não julgamos
@sogarico NÓS OUVIMOS E NÃO JULGAMOS, OK?? #maquiagem #TikTokBeleza #maquiagembrasil #fyp
Yes, babies, eu AMO essa trend, já que ela é da família de trends que nos permitimos desabafar 💬 e não sermos julgadas 🫵. Das coisas como “comer de boca aberta” a “você percebe quando estou incomodada com a sua presença 😡”, lembramos de muitos dos limites que temos em nós, isto é, nós somos seres com alguns incômodos 🤮 e tá tudo certo, todas temos nossas peculiaridades e não precisamos agradar todo mundo. Eu me identifiquei com vários!
Lembre-se: estabelecer seus limites é muito importante, mas sempre faça com educação 📔.
Não perca a postura por conta do outro viu 🫵. You are bigger than that.
em busca de respiros
livros, one rock gym, eletrólitos and more
Estou doida para testar a One Rock Gym 🎸. Vi no vlog da @isisbrusaa no Tiktok e já quero marcar a minha aula;
Comecei a minha vida de corredora 🏃♀️➡️ de verdade agora e os meus eletrólitos favoritos estão sendo da Liquidz ⚡️. Eles acabaram de lançar o sabor tangerina 🍊!
Essa semana minha leitura favorita está sendo Nação Dopamina 🧬. Estuda o nosso vício em eletrônicos com outras perspectivas, acho legal todos lerem pelo menos uma vez na vida;
Conheci os produtos da Berry Bites 🍓 - franuí sem açúcar - e não vejo a hora de provar. Dá para comprar pelo Rappi 🥸;
Como falamos sobre amizades 👯, que tal um dica para manter os seus amigos pertinho na vida adulta. Vale a pena conferir.
me: momento eu
“Será que sou suficiente ☹️?”
É, Xodós, começamos o ano com uma pergunta bombástica 💣. Acho que ela se aplica em diversos contextos da nossa vida, desde trabalho 🧑💻 a relacionamentos 🫂 e, por mais que estejamos muito completas em um desses aspectos, sempre haverá outro nos gerando dúvida 🙋♀️ - e é aí que a gente se perde.

Sempre me questiono: como posso ser confiante em alguns aspectos e tão frágil em outros 🔮?
Infelizmente, amigas, sempre viveremos na incompletude 😩, o que significa que essa sensação de ser espetacular numa frente e escorregar em outras nunca vai sumir 😡.
Mas quero mudar a perspectiva dessa pergunta 🙋♂️: geralmente, quando a fazemos, temos como referencial o outro e o que ELE acha de nós - ou seja, nunca serei suficiente para fulano, para tal empresa, emprego ou sonho, e permitimos que o julgamento alheio mexa com a gente 😞.
Porém, como VOCÊ se enxerga 🫵? Se o outro não te quis, o emprego te foi negado, como você lida com essa situação? O que quero para a Leticia de 2025 é que ela entenda que, mesmo diante de coisas não conquistadas, a sua base permanece a mesma 🥰. Isto é, eu me conheço e sei dos meus valores, logo, não dar certo é só isso, e não “a Leticia não deu certo”. A diferença é brutal ↔️.
Deixo para vocês a reflexão, Xodós: a maior conquista é conhecer as suas bases e torná-las fortes 🏋️♀️.
Mesmo que a gente se sinta insuficiente naquele momento, lembremos que somos mais que isso 👏, por sabermos quem somos.

para lembrar: palavra da semana
Amizades 👯. Cuide das suas em 2025: elas foram nossos primeiros amores!
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply