- click soul
- Posts
- já se comemorou hoje?
já se comemorou hoje?
pequenas vitórias, david goggins, natal, me mimei and more
fyw (for your week)
Bom diaa quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Alinhamentos de agendas 📅 aqui entre nós, Xodós: essa é a última news de 2024 😭. Mas não se preocupem que, a partir do dia 8 de janeiro, voltamos com tudo. Teremos um ano lindo e cheio de novidades pela frente ✨. Stay tuned.
O tema dessa semana é gostoso e fez eu me dar algumas broncas enquanto escrevia sobre. Celebrar pequenas vitórias 🏆. Você lembra que os grandes momentos são compostos dos pequenos? Let’s para a news de hoje!
Todos nós precisamos de pequenas fagulhas, pequenas conquistas na vida para alimentar as grandes.
já parou pra pensar
valorização das pequenas vitórias: você já se comemorou hoje?
Você já pensou em tudo o que conquistou esse ano❓ Ou no que você se superou? No clima de virada de ciclos, tendemos a focar no negativo 🙅 - viémos falando de metas e bondade exatamente com a ideia de mudar esse discurso e olhar com mais carinho para nós 🫵 nesse final de ano.

Falar sobre esse tema partiu do livro “Nada pode me ferir 🤕", do David Goggins. Para quem não tem ideia de quem ele seja - tudo certo, eu também não tinha 🤨 - posso resumi-lo em: perseverança.
Ele é uma das pessoas que mais ama se superar existentes nos dias de hoje 🤯 (o amigo já correu mais de 70 corridas de resistência 🏃♀️) e, por mais que eu questione muitos dos métodos usados para ele chegar nesses resultados, tirei aprendizados valiosos dessa leitura.
É curioso pensar que, da escrita de uma figura que carrega muita insatisfação 😖, raiva 😡 e foco 🎯, eu tirei o tema da vitória e de se você se valorizar. Vai fazer sentido, prometo. O que entendi dessa temática com a história dele foi:
Valorizar as suas conquistas não está ligado a se contentar ⏹️. É mais sobre você ter um safe space na sua cabecinha 🧠 para quando tudo parece estar difícil demais; e para você entender que, agora, o ponto de partida é outro: chegou no ponto A da montanha? Vamos já almejar o B 🎢.
Ou seja, Xodós, as nossas vitórias devem ser um pouco do combustível ⛽️: você não encheu totalmente o tanque, e sim parte dele para continuar. Em algum momento, você fica sem energia, corre atrás de outra vitória, coloca mais um pouco de gasolina e ganha força para caminhar 🚶. Não é um tanque cheio de uma vez!

o poder da memória: nossas vitórias ao nosso favor
No livro, David Goggins conta um mecanismo interessante que ele faz uso para se motivar: a caixa de biscoitos 🍪. Ele resume a ideia como um lugar, na sua cabeça 🧠, em que ele reserva boas memórias e conquistas 🏆. Quando precisa de um gás a mais num desafio, ele recorre a essas lembranças, que geram emoções positivas 😉 e liberam substâncias motivadoras.
Parece bruxaria 🧙, né? Mas não é. Vamos trazer um pouco de neurociência - vocês sabem que eu amo - para o nosso papo

Quando a gente pensa em coisas boas 👍, temos que lembrar que elas existem porque conhecemos o ruim 👎. Na nossa cabecinha, reativar memórias positivas é uma habilidade para combater o estresse 🤯, ou seja, nosso cérebro tende a guardar momentos felizes com facilidade ✅ para, quando estivermos surtadas 🔥 - ocorre com frequência - podermos retornar a eles e liberar substâncias reguladoras.
A ideia é: se você recorda uma memória que te gerou prazer e excitação 😻 - dopamina moment - o seu corpo tem a capacidade de te fazer sentir isso novamente, como se o passado se tornasse presente 🎁.
A gente debate muito sobre não viver no passado, mas voltar a ele é um importante mecanismo para certas terapias que a depressão e a ansiedade 😟, por exemplo. Até dá para usar esse poder do nosso corpo para fortalecer boas memórias 👍 e lembrar delas por mais tempo!
Engraçado pensar que certas coisas são tão boas numa frente, e podem ser problemáticas em outras 🤨.
Assim como podemos acessar nosso baú de boas memórias (aka: cookie jar / baú de biscoitos 🍪) para ter um incentivo a mais, se abraçar constantemente as ruins gera o efeito reverso ➡️.
devemos nos comemorar: só nos apegamos as memórias ruins
Vivemos num mundão 🌎 que ama fazer com que a gente se sinta menos, Xodó. Sempre falta alguma coisa 😩, já que é a falta que nos motiva a pegar o cartão de crédito 💳.
Longe de mim entrar no debate econômico por aqui 💰, sou mais de falar de tretas políticas e relações sociais. O que quero fazer você, leitora, pensar é: cuidado com o poder que temos de acessar memórias ruins.

Falar, errar, gaguejar, fracassar 🤯.
É interessante sim compreender esses momentos e entender onde precisamos melhorar 👍. Ajustes são parte da vida: crescemos e perdemos roupas, aprendemos e desaprendemos línguas. Todos esses gestos carregam desajuste e ajuste 🪢, os quais são parte de ser humano.
Pensa comigo: até que ponto você tá trazendo para a sua vida emoções negativas 👎 com o discurso de buscar a sua melhor versão? Temos que revisitar os erros, e não estabelecer morada lá 🏠. Ninguém nasce perfeito, viu?
para aquecer a cabeça: trend do momento
gente, me mimei
@gabiversiani me mimei mesmo galeraaaaa
A trend de hoje é bem garoutas 👧, bem me identifico e me mimo com o que acho necessário. E esse trecho final é exatamente o que quero questionar hoje, Xodós:
Será que não estamos nos mimando demais? 🤨
Não me entendam mal, aqui, a ideia não é desvalorizar momentos em que olhamos mais para nós 🫵 e decidimos nos mimar - grande parte das vezes nós mulheres 👩 focamos demais no outro e nos deixamos meio de lado. É mais para momentos em que perdemos o freio 🚘 e fazemos o ato do mimo desnecessariamente.

Se você é uma Xodó consciente e econômica 💸, I admire you baby. Nessa black friday, percebi que perdi o freio 🚘 e me mimei demais, não precisava de tanto e nem de tudo o que consumi 💰. Quando esses momentos ocorrem, sempre paro para refletir sobre o que está doendo dentro de mim 😖, para que eu desvie tal incômodo para o ato de comprar, e acabe o fazendo em excesso.
Sou dessas pessoas que desvia incômodos e buracos internos que ainda não tenho resposta de onde vem - terapia tá aí para isso - para atos como comprar 🛒, excesso em esportes 🏀 e autocobrança 🫵. Por isso, se você é das minhas, trago essa mesma pergunta para vocês:
O que tá doendo aí no seu coração para você se permitir tanto? 🤒
em busca de respiros
Vocês amam as dicas de loja fit 🎽 que coloco por aqui, então temos mais uma: Pozze. Com peças lindas e coloridas, fiquei apaixonada pelas estampas.
Se você, assim como eu, ama produtinhos que te ajudam a curtir com menos calorias 🍷 para queimar depois: o vinho belight da Casillero Del Diablo. 52kcal por taça!
Escutei esse podcast sobre relacionamentos saudáveis e conquista ❤️ e amei: Os Sócios, com Lucas Scudeler.
Eu sou meio estressadinha 😡, rs. Descobri que a Océane tem óleos essenciais e roll ons para estresse e já quero testar.

me: momento eu
“Digo as coisas para as pessoas mesmo quando eu sei que elas podem não querer ouvir 👂. Muitas vezes, é o que elas precisam escutar, e só não sabiam 🥺”.
Sai com uma amiga esse final de semana e ela soltou essa frase 🗣️. Estávamos conversando sobre uma amiga minha, que eu sei que está numa pira muito grande com a rotina 🗓️, e eu vejo que ela está deixando de lado certos momentos de valor da vida ❤️.
Eu disse que não sabia se era necessário tocar no assunto, já que era um momento dela e nada que eu dissesse iria tirá-la desse ciclo 🔁. Já minha amiga me questionou com:
Existem coisas que eu não sabia que precisava escutar até o outro me dizer 🗣️.
Quantas vezes você já optou por não dizer coisas que ajudariam o outro, em prol de não incomodar? 🤨 Eu, como uma grande analista de comportamentos das pessoas, mapeio determinados comportamentos que sei que podem estar sendo nocivos a ela 🙅♀️, mas acabo não falando, por sentir que cada um tem o tempo de absorver e compreender determinadas situações ⏳ (aqui gente, me refiro a coisas que não são extremas. Desconsiderem relacionamentos abusivos, por exemplo).
Contudo, passei esses dias refletindo sobre essa minha ausência de falar 🗣️. Conhecem aquela frase: “quem cala consente?”. Pensei comigo que é melhor ser a chata 🤪, do que saber que estou deixando alguém que gosto na mão 🖐️. Escutar o que não gostamos pode ser ruim, mas não escutar ou perceber oportunidades de melhorar é ainda pior.

espaço fofura: natal
Trouxe para a nossa última news do ano esse bloco do espaço fofura, no qual quero reservar um espaço para exaltar o natal 🤶.
Mesmo diante das controvérsias quanto às diferentes interpretações sobre esse feriado, acho interessante ver o movimento de famílias e amigos se unindo 🎄. Seja através de presentes 🎁 ou jantares 🍔, quero ir além do físico: o que capto da importância desse feriado é o esforço que fazemos para nos unir 🧑🧑🧒 - o qual, infelizmente, deixamos reservado só para esses momentos.

Por isso, para 2025, vamos combinar de investir nas relações para além de feriados 🎄 considerados quase que “obrigatórios” na nossa cultura?
para lembrar: palavra da semana
Celebrar 🏆. Se celebre, Xodó. Não tem coisa melhor que ser a sua maior fã 💕.
Um abraço apertado, até 2025,
Stay you!

Reply