fazer por fazer

sociedade da performance, descanso, nobody cares about how u look and more

fyw (for your week)

Bom dia quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.

Precisamos ser boas em tudo? 🙋‍♀️ Xodó, não sei você, mas eu desaprendi a descansar e transformo tudo o que toco em trabalho, metas e em “como posso ser melhor nisso?”. É involuntário, porém, problemático. Tudo precisa ser obrigação? Let’s get started.

Só resta ao homem (estará equipado?). A dificílima dangerosíssima viagem, de si a si mesmo: pôr o pé no chão, do seu coração, experimentar.

Carlos Drummond de Andrade

já parou pra pensar

como abraçar os diversos interesses e a necessidade de ser boa em algo?

Lendo essa matéria do Substack, da Tamires, me deparei com um texto que fala sobre um problema que também me persegue: não conseguir fazer nada por “fazer” 👎. 

Já ouvi de uma das minhas melhores amigas “Leticia, você transforma tudo em trabalho! O que você faz sem buscar performance?”. E a verdade é que tive que parar para pensar 💭, porque

Faz tempo ⏳ que não busco a “perfeição” em tudo o que faço. 

Aprendi a ver valor em mim através da entrega - e sim, trato isso na terapia. Descobri que era boa nos estudos, escrevendo, fazendo, executando e entregando 🧑‍💼. Assim, associei que só era boa nisso. Porém, isso nos leva a um ciclo vicioso:

Nada pode ser como quando éramos crianças: fazer por prazer e para distrair 🌟. Se não tiver um motivo melhor, “qual o sentido”? 

No fundo, nada realmente precisa de um único sentido 🫡, sabe?. But let's talk about that.

excesso de perfeição

Buscamos ser perfeitas em tudo, mesmo sem perceber. A perfeição persegue as mulheres desde os primórdios: quanto mais “certinhas” somos, maiores eram os elogios, a chance de sermos escolhidas para casarmos e a possibilidade de mantermos a imagem angelical que nos era atribuída 👼.

Hoje em dia, mesmo com a mudança de mentalidade, a sociedade nos ensina que tudo o que fazemos tem que ser perfeito para, assim, ser monetizado 💰. 

@juliasaraivavieira

seja bem vinda ao clube, gata😌

Mas e se eu quiser só fazer pelo hobby? Para relaxar 😌?

Não vale, porque aí é perda de tempo e, em consequência, dinheiro 💲. Isso nos leva a não conseguir relaxar diante de nenhuma atividade, visto que nos leva a pensar que poderíamos estar fazendo algo mais útil - ficamos com aquela vozinha 🗣️ em nossas cabeças nos relembrando que isso não é um bom gasto de tempo.

Contudo, como gasto meu tempo deveria ser uma escolha minha, certo?

Correto, para a nossa paz mental ✌️. Errado, para a sociedade da performance, da qual somos todas parte.

perseverar

Nesse bololo de “just do it”, confundimos perseverar em determinadas coisas com “devemos perseverar em tudo” 🤔. Tá tudo certo seguirmos em frente quando tudo parece não dar certo se sentirmos que esse é o caminho, como disse Harriet Stowe:

"When you get into a tight place, and everything goes against you till it seems as if you couldn't hold on a minute longer, never give up then, for that's just the place and time that the tide'll turn 🔛".

But, not everything has to cause this sensation. Nem tudo tem que parecer complicado. Podemos escolher pintar por pintar 🎨, costurar por costurar, ler por ler 📖, sem buscarmos sermos ótimas nisso.

Atualmente, para mim, ser ótima é conseguir atingir esse “fazer por fazer”. Buscar performance tem parecido fácil perto de relaxar 😌. E para você, Xodó?

já sabemos o motivo, mas como relaxar?

Depois desse enorme desabafo, deixo aqui esse post que fiz em collab com o @LuckyGirls.Clubb sobre a importância de descansar 🛏️! Hope it helps.

para aquecer a cabeça: trend do momento

nobody cares about how u look

@risewithroxie

Vicky Pattison really emotionally opens up about the way women are viewing themselves ❤️‍🩹 #bodyimage #honest #podcast #womenshealth #biki... See more

“Ninguém vai lembrar de como você ficava usando um biquíni 🩱”, é o que a Vicky Pattison fala. E ela tem toda a razão.

Melhor morrermos com várias memórias colecionadas do que com uma barriga tanquinho 👙, correto?

Sim, 100%. Mas conseguimos pensar dessa forma? Não. Esquecemos das nossas qualidades, de quem de fato somos, em prol de padrões cruéis que não importam. Amores não se mantém por corpos, amizades não se constroem por dietas e memórias não incluem restrições, incluem se livrar delas 🫵.

So try to keep this in mind, Xodó. 

em busca de respiros

 falta de amor, magreza, Matiz and more

  1. Peguei essas dicas sobre documentários de moda no TikTok e adorei! FYI, eu ADORO esse assunto também! 👗

  2. Vamos de tapas na cara? Se a pessoa não te entrega o que você espera, porque você está aí🤔

  3. Conheci a Mayuí essa semana e estou apaixonada pela coleção basic delas. O que melhor que um look novo para treinar? 💪

Go Work Out GIF

cotw: challenge of the week

Xodó, vamos tentar criar um hobby que não vire trabalho? 👨‍💻 Seja comprar um livro de pintura ou tricotar, o que vale é:

Não buscar fazer perfeito, e sim relaxar. Fazer do jeito que fazíamos quando crianças! 👧

E se quiser conversar, here is nosso espaço seguro 🙂:

para lembrar: palavra da semana

Fazer 🧐. Do it to relax, não só pelo resultado. 

Um abraço apertado,

Stay you!

artist painting GIF

Reply

or to participate.