- click soul
- Posts
- como posso mudar?
como posso mudar?
abandonar hábitos ruins, o poder do awareness, meditação, Dr K. and more
fyw (for your week)
Bom dia quarta-feira 🌞. Prontas para dar aquele último gás para a chegada do fim da semana? Espero que sim. Caso não, tá tudo bem também, aqui abraçamos todas as sensações.
Xodó, você já se pegou irritada com alguma mania sua e não vê a hora de mudar, mas não sabe nem por onde começar 🤨. É sobre isso que vamos falar hoje.
Como abandonar vícios e hábitos ruins? Preciso correr, fazer um moodboard, tomar matchá e atingir um padrão de vida inatingível para finalmente conseguir largar a raiva que sinto quando alguém me diz “não”? Por incrível que pareça, a solução está em você 🫵! Really? Let’s get started.
já parou pra pensar
como largar aquela mania chata?
Você já se pegou enroscada com aquela sua característica (que te irrita profundamente 🙂↔️), seja sua forma de falar, de reagir, de rir, dentre outras, e pensou:
“Como posso mudar isso em mim 🫵?”.
First things first: pare de pegar no seu próprio pé 🦶. Caso esse “jeito” que você deseja mudar seja para aprimorar a sua convivência com as pessoas - ou seja, a forma que você rebate uma resposta 🗣️, controla sua raiva 😡, etc etc - eu apoio a sua tentativa de alteração. Agora, caso seja para “se encaixar ⛓️💥”, vamos redesenhar nossa percepção de nós mesmas?
Getting to the point: sabia que uma das formas de mudarmos algo que não gostamos é através da atenção 👀? Mas como assim? Let's talk about that.
o poder da atenção
Não tinha ideia do quanto a atenção é crucial para mudarmos hábitos e vícios, até ouvir esse ep. do Diary of a CEO 👩💼 (which u guys know i loveeee it):
Dr K é um psiquiatra americano, ex quase-monge, que estudou diversos alunos de Harvard. Ele é fora da curva? Com toda certeza, mas o mais curioso da sua trajetória é como ele usa a meditação e o “awareness ⚠️” para tratar pacientes com vícios. E, a partir do relato dele, que pensei nessa news.
Nós sabemos do poder da atenção: é com ela que conseguimos estudar, ler e desenvolver projetos. Porém, nunca tinha imaginado que, para abandonarmos hábitos ruins 🥱, tínhamos que ativar a atenção - e não criar hábitos melhores em cima.
É como se a atenção fosse a acetona e o que queremos mudar de chatinho, o esmalte 💅, got it?
Take a deep breath que tudo fará sentido logo.
atenção x hábito

Segundo Dr K., para mudarmos um hábito, precisamos nos atentar a ele 🚨:
Um hábito, por princípio, é aquilo que fazemos sem perceber 🙌. Ou seja, já nos tornamos tão acostumadas que nosso cérebro 🧠 não gasta energia para executar a ação.
Nossa cabeça tem a tendência de transformar tudo o que executamos em algo de baixa energia como estratégia de sobrevivência 😥. Quando isso acontece, é como se mudássemos os blocos de uma parte do cérebro para outra, na qual há menor consumo de energia e passamos a nem notar que aquilo está ali. E é aí que mora o perigo:
Fazemos coisas sem nem notar 💭. Seja reagir mal a um feedback, a um não ou até comer um doce sempre que nos sentimos ansiosas.
Agora quando colocamos atenção, o awareness 🚨, nós ativamos o nosso córtex-pré frontal e reconhecemos aquilo como um “algo” - isto é, não é mais automático, entendeu? É como se voltássemos a enxergar que tem algo de errado ali.
E só assim que a mudança passa a acontecer ⛓️💥. É como se você caísse em si, percebesse que tem que sair daquele lugar e conseguisse fazer isso. It’s a huge self awareness work!
logo, para quebrar hábitos
Você precisa se colocar em modo awareness 🚨!
Já ouviu dizer, Xodó, que para uma pessoa abandonar um vício, ela precisa querer por si só: em outras palavras, ela precisa notar que há algo de errado para agir em cima disso 🤔.
O mesmo vale para quebrarmos hábitos ruins 🤨.
Os vícios e hábitos estão ocupando o mesmo espaço de coisas que fazemos sem notar 😟 e, por isso, para mudarmos, precisamos nos atentar e trabalhar em cima daquilo.
Não é sobrepor hábitos: e sim reconhecer que temos algo para consertar 🔨. Não adianta colocar um tijolo novo em uma estrutura que está meio tortinha. Got it?
Então, como recomendação:
Tirar um tempo para si mesma e perceber aquilo que você quer mudar: atribua nome, cor, cheiro 👃, passo a passo 🦶, gatilhos - tudo, e tudo mesmo. É só nomeando as coisas que elas criam corpo e podemos perceber que estão ali. Acredito em você, Xodó!
em busca de respiros
Já que aqui queremos respirar e estimular awareness 🚨, trago um hábito que quero retomar - o Yoga 🧘♀️.
Para isso, voltei ao canal da Pri Leite: fazia as aulas dela quando tinha 17 anos (e nessa época praticava semanalmente).
Deixo essa séria de 21 dias de movimento para vocês se inspirarem:
Enjoy!
cotw: challenge of the week
Treinar o awareness 🚨, a atenção e o foco.
Ao invés de fazer tudo no automático, vamos prestar atenção nos nossos hábitos e verificar se aquilo que queremos tanto mudar tem uma raiz 🌳.
E se quiser conversar, here is nosso espaço seguro 🙂:
para lembrar: palavra da semana
Atenção ‼️. Vamos usar o restante da energia que temos neste ano para prestar atenção.
Um abraço apertado,
Stay you!

Reply